Sonangol e BP acordam parceria no domínio dos petróleos

Sonangol e BP acordam parceria no domínio dos petróleos

Conceções petrolíferas e reservas de produtos refinados são alguns acordos assinados entre a Sonangol e British Petroleum (BP)

A sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) e a BP assinaram, ontem, segunda-feira 17, um acordo de investimentos no campo petrolífero Plantina, localizado em águas profundas do Bloco 18, em Angola.

O acordo prevê igualmente a manutenção das reservas de produtos refinados em grande escala. Numa primeira fase, serão  641 mil metros cúbicos de diversos produtos.

Na mesma ocasião, as partes rubricaram um  acordo para extensão da licença de produção do projecto Grande Plutónio, no Bloco 18, operado pela BP até 2032, sujeitada a aprovação do governo de Angola e para que Sonangol tenha 8 %de participação.

O projecto Platina será o primeiro desenvolvimento operado pela BP em Angola desde o início de produção de projecto PSVM no Bloco 31 em 2013. É representa segunda fase de desenvolvimento do bloco 18 (o projecto Grande Plutónio iniciou a produção em 2007).

De acordo com o PCA da Sonangol, Carlos Saturnino, foram assinados vários documentos, nomeadamente, “conceções petrolíferas, com enfase para o bloco 18, e o desenvolvimento do primeiro campo descoberto pela BP Angola denominado Platina, operações de trabalho para o bloco 31, reforço da cooperação entre a BP e a Sonangol em Angola”, referiu.