Trabalhadores da Saúde de Chicomba sem salários

Os quarenta trabalhadores eventuais ligados à Direcção Municipal da Saúde de Chicomba, província da Huíla, estão sem receber os seus salários há noves meses, informou ontem o director da instituição, Félix Januário. Em declarações à Angop, a propósito do funcionamento da instituição, o responsável fez saber que a Direcção Municipal da Saúde de Chicomba deve de salários aos 40 funcionários dezassete milhões de kwanzas.

Informou que a Direcção Municipal da Saúde de Chicomba está empenhada no pagamento desta dívida, que só não foi liquidada devido a um défice orçamental do sector. “Enquanto durar esta situação, o sector da Saúde de Chicomba achou por bem rescindir os contractos com os trabalhadores eventuais, para evitar a dilatação da dívida”, esclareceu.

Esse assunto, ressaltou, já é do conhecimento do Governo Provincial da Huíla. Segundo o director, até antes do Natal (dia 25) deverão ser pagos até cinco dos meses de dívida, cuja verba já foi garantida pelo Governo local. Manifestou, por outro lado, a sua preocupação pela falta de um banco de sangue bem equipado para atender pacientes a necessitarem deste líquido. Em média, precisou, são feitas cinco transfusões semanais.

A Direcção Municipal da Saúde de Chicomba controla 16 unidades sanitárias, sendo um hospital municipal, nove postos de saúde e seis centros médicos, onde trabalham 58 funcionários efectivos e outros 40 eventuais, entre médicos, enfermeiros, pessoal de apoio e técnicos administrativos.

error: Content is protected !!