Unicargas realiza excursão natalícia de comboio com filhos dos funcionários

Unicargas realiza excursão natalícia de comboio com filhos dos funcionários

Para promover a união e solidariedade na empresa, a Unicargas decidiu organizar um passeio com os filhos dos funcionários, no sentido de enaltecer a dedicação de cada trabalhador.

Em Catete, os petizes tiveram contacto com alguns pertences de António Agostinho Neto, nomeadamente, bengalas, chapéus, o discurso da proclamação da Independência de Angola, e as medalhas que recebeu enquanto homem da literatura. De acordo com o PCA da Unicargas, Celso Rosas, o que motivou a empresa a realizar “o Natal das nossas crianças” foi o facto de um ano depois de intenso trabalho, aproveitando o período de férias escolares dos filhos, se pretender promover maior aproximação entre os trabalhadores.

“Pretendemos realizar todos os anos actividades de Natal e aproveitar a ocasião para aprofundar o conhecimento sobre o surgimento e o crescimento da empresa”, disse. Segundo o gestor, além de passear é possível desenvolver o turismo interno e fazer com que o futuro do país, que são as crianças, possa conhecer Angola na sua profundidade.

A ocasião serviu igualmente para conhecerem mais sobre o comboio, um meio de transporte que muito contribui para a mobilidade de pessoas, e o Centro Cultural António Agostinho Neto, localizado em Catete, assim como o percurso do primeiro Presidente de Angola. Algumas crianças demostram as suas potencialidades em termos de arte, nomeadamente, música , danças, declamação de poesia e outros.

“As crianças envolveram-se num ambiente de convívio, de alegria, e queremos levar ao seio dos funcionários o espírito de amizade, solidariedade, fraternidade, sobretudo irmandade”. Em sua opinião, com este tipo de encontros, os funcionários estarão mais unidos e fortes para os desafios do dia-a-dia, para que a empresa se torne vencedora na sua actividade.

Crianças entusiasmadas por andarem de comboio

Durante a viajem, os petizes mostraram-se satisfeitos e animados por conhecerem o Caminho de Ferro de Luanda (CFL) e por andarem de comboio pela primeira vez. Muitos faziam perguntas sobre como funciona o comboio e qual é a velocidade do meio de transporte, e porque razão apita várias vezes durante o percurso . Victória Pereira, 10 anos de idade, referiu que aprendeu mais sobre a vida de Agostinho Neto e também gostou de andar de comboio.

“ Aprendi que o primeiro Presidente de Angola nasceu em 1922 e morreu em 1979 , que governou o país por muito pouco tempo e morreu na Rússia”, disse, entusiasmada.

Por sua vez, Domingas Chipuco, 8 anos de idade, contou que gostou de ver a exposição dos quadros do primeiro Presidente com a família e com amigos, e que o centro foi construído com o objectivo de homenagear Agostinho Neto e foi inaugurado no dia 4 de Fevereiro de 2009 pelo antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

“Vi fotografias de Agostinho Neto ao lado dos três filhos e da esposa, a senhora Maria Eugénia Neto”, disse.-