Canadá procura cancelar venda de armas à Arábia Saudita

Canadá procura cancelar venda de armas à Arábia Saudita

O Canadá está a procurar cancelar um contrato de venda de armas à Arábia Saudita, disse o primeiro-ministro canadiano, que tem sido alvo de críticas da Oposição e de activistas de direitos humanos. Até agora, Justin Trudeau tinha afirmado ser “extremamente difícil” cancelar o contrato de 9,9 mil milhões de euros, assinado pelo Governo anterior, “sem ter que pagar penalizações exorbitantes”. “Nós herdámos um contrato (…) assinado por Stephen Harper [ex-primeiro-ministro] para a exportação de veículos blindados ligeiros para a Arábia Saudita”, explicou Justin Trudeau, no Domingo, numa entrevista à cadeia de televisão CTV.

“Estamos a estudar as licenças de exportação para ver se é possível deixar de exportar esses veículos para a Arábia Saudita”, acrescentou, sem mais explicações. No final de Outubro, Trudeau afirmou que as multas financeiras excederiam mil milhões de dólares canadianos. Este contrato, concluído em 2014, envolve a venda de 928 veículos blindados, reduzidos para 742 no início do ano. Esta é a maior venda de armas da história do país.

Em 2017, Otawa expressou preocupação sobre o possível uso destes veículos blindados em operações de aplicação da lei no Leste da Arábia Saudita e no Iémen. Em Outubro, a chanceler alemã, Angela Merkel, disse que o seu país não permitia, no actual momento, a exportação de armas para a Arábia Saudita, dadas as dúvidas relativas ao homicídio do jornalista Jamal Khashoggi. “O assassínio de um jornalista é absolutamente inaceitável e é por isso que o Canadá está a exigir respostas a essa pergunta desde o começo”, acrescentou Trudeau. As relações entre o Canadá e o reino da Arábia Saudita estão em crise nos últimos meses. Em Agosto, Riade anunciou a expulsão do embaixador canadiano, chamou o representante diplomático do reino em Otawa e congelou qualquer nova actividade comercial ou de investimento com o Canadá, depois da denúncia de Otawa sobre a prisão de activistas sauditas de direitos humanos.