Coreia do Norte alerta que desnuclearização está em risco

Coreia do Norte alerta que desnuclearização está em risco

A Coreia do Norte condenou no Domingo o Governo dos Estados Unidos pela ampliação de sanções e da pressão sobre o país, que detém armas nucleares, alertando que, com um retorno das “trocas de fogo” o desarmamento de Pyongyang pode ser bloqueado para sempre.

A desafiadora resposta da Coreia do Norte veio após os Estados Unidos terem afirmado na Segunda- feira que haviam introduzido sanções contra três autoridades norte-coreanas, incluindo um importante assessor do líder norte- coreano Kim Jong Un, por supostos abusos contra os direitos humanos.

A desnuclearização da Coreia do Norte teve pouco progresso desde que Kim Jong Un e o Presidente dos EUA Donald Trump se encontraram em Cingapura em Junho numa reunião histórica. Os dois lados ainda precisam reagendar conversas entre o secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo e o oficial norte-coreano Kim Yong Chol, que foram canceladas abruptamente em Novembro. Embora dando crédito a Trump pela sua “vontade” de melhorar as relações com o Norte, Pyongyang acusou o Departamento de Estado dos EUA de estar “pronto a levar a relação entre Coreia do Norte e EUA de volta ao ‘status do ano passado, quando era marcada por trocas de fogo”.

O Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Norte disse em comunicado que Washington tomou “medidas de sanção até oito vezes contra as companhias, indivíduos e navios não apenas norte-coreanos, mas também da Rússia, da China e de outros países”. Se a Administração dos EUA acredita que aumentar o peso das sanções e fazer pressão irá forçar Pyongyang a abandonar as suas armas nucleares, “isso será o seu maior erro de cálculo, e irá travar o caminho para a desnuclearização da península coreana para sempre- um resultado não desejado por ninguém”, segundo o Kin Jong Un e Donald Trump: a relação pode voltar a azedar que se lê no comunicado.