Preço do petróleo pode estabilizar em 2019, diz responsável da OPEP

Preço do petróleo pode estabilizar em 2019, diz responsável da OPEP

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) prevê a estabilização do preço do petróleo no mercado internacional no próximo ano, 2019, em função do corte da produção de cerca de 1,2 milhão de barris/dia, por estados produtores a partir de Janeiro. O secretário-geral da OPEP, Mohammad Barkindo, que visita Angola para reforço da cooperação e consultas com entidades do país, admite melhorias no ano que vem em relação ao ano em curso.

Para ele, trata-se de um processo contínuo em que a OPEP e outros parceiros vão continuar a envidar esforços com o objectivo de assegurar que a estabilidade seja sustentável e duradoura. Sobre o motivo da sua visita ao país, o dirigente da OPEP, informou que veio no âmbito do reforço da cooperação e, particularmente, fazer consultas com os dirigentes angolanos, agora sob um grande líder, o Presidente João Lourenço, e passar a informação dos progressos alcançados pela OPEP até ao momento, assim como avaliar quais os caminhos a prosseguir nos próximos tempos.

Angola foi admitida a 14 de Dezembro de 2006 como membro de pleno direito da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, durante a 143ª conferência extraordinária do cartel, que decorreu em Abuja, Nigéria. Além de Angola, integram a organização, criada em 1960 em Bagdad, a Argélia, Arábia Saudita, Emiratos Árabes Unidos, Iraque, Irão, Líbia, Indonésia, Nigéria, Venezuela, Koweit e Qatar, que anunciou a sua retirada do cartel a partir de Janeiro de 2019. A OPEP foi criada com o propósito de coordenar, de maneira centralizada, a política petrolífera dos países membros, de modo a restringir a oferta de petróleo no mercado.