Ponte Maputo-Katembe fica sem luz devido a roubo de cabos

A ponte Maputo-Katembe, entre as duas margens da baía da capital moçambicana, esteve sem luz várias horas, entre a noite de segunda-feira e madrugada de hoje, devido ao roubo de cabos do sistema eléctrico do empreendimento.

O porta-voz da Electricidade de Moçambique (EDM), Luís Amado, disse à emissora estatal Rádio Moçambique que desconhecidos roubaram cabos de média tensão que abastecem as luzes da ponte, deixando a infraestruturas às escuras.

Luís Amado adiantou que o roubo provocou estragos orçados em um milhão de meticais, mas a luz foi reposta por técnicos da EDM. O porta-voz da companhia de electricidade pública deplorou a situação, alertando para os riscos decorrentes para os automobilistas, que tiveram de atravessar a ponte num cenário de completa escuridão.

A ponta Maputo-Katembe foi inaugurada no dia 10 de Novembro e é uma das infraestruturas mais caras construídas depois da independência de Moçambique, estando orçada em 785 milhões de dólares. A infraestrutura foi financiada e construída pela China e inclui 200 quilómetros de estradas.