Amarildo Cristóvão “Carbura”: Um empreendedor cultural que ambiciona crescer gradualmente

Amarildo Cristóvão “Carbura”: Um empreendedor cultural que ambiciona crescer gradualmente

Por influência de amigos e por um problema mecânico no carburador do seu carro, que passou a ser constante, Amarildo Cristóvão foi baptizado pelos seus companheiros por “Carbura”, um nome que adoptou e transportou para aquilo que é hoje uma empresa de produção e realização de espectáculos, que soma já 12 anos de existência completados recentemente.

Tudo começou no município do Cazenga propriamente no bairro da Sonefe, onde adquirira uma aparelhagem de som para tocar na sua festa de aniversário. Depois de realizado esse desiderato, Carbura, decide empreender e dar mais vivacidade ao bairro em que vivia, passando a realizar as vulgas “maratonas”.

Mais tarde, durante esses ambientes de comes e bebes, foi alargando o seu leque de contactos, passando posteriormente a realizar concertos e demais produções musicais um pouco por todo o município, e foi na então comuna do Hoji-ya-Henda, onde passa a ter maior notoriedade, com a realização de espectáculos no Cine África.

Depois desses feitos, que sempre envolveram música e os seus referidos actores, Carbura, não mais parou. Foi prosseguindo e constituiu a empresa “Carbura-Service”, que hoje garante 30 empregos directos e mais de 50 eventuais, sobretudo a jovens. “Nem tudo foram rosas” Entretanto, nesse caminhar como soi-disant em linguagem popular (nem tudo foram rosas), enfrentou e tem vindo a enfrentar diversas difi culdades no meio de toda essa panóplia, mas ainda assim, o seu lema é continuar a seguir para a frente e dar outros pulos de modo a solidifi car cada vez mais o seu projecto.

“Foram momentos de muitas lutas. Já vivi muitos dissabores, inclusive de ver a actividade a ser cancelada, numa altura em que havíamos feito um grande investimento. Mas, acima de tudo todas as lutas foram para nos tornar fortes. Em suma, os momentos menos bons, não suplantam as nossas grandes alegrias”, manifestou.

Desse modo, tem ultrapassado as principais difi culdades identifi cando o problema, em seguida “entregar tudo na mão do criador porque só ele saberá nos direcionar”, rebate o jovem empreendedor, que não dispensa uma peregrinação ao santuário mariano de maior devoção em Angola “Mamã Muxima”.

“Teu bairro em primeiro lugar” “Teu bairro em primeiro lugar” é a designação de uma turné que vem implementando a nível de vários bairros da capital, cujo objectivo é o de aproximar músicos consagrados aos fãs, dentro dos bairros, sobretudo os mais periféricos e os que distam do centro urbano luandense. É assim, que neste ano realizou cerca de 96 concertos, estando já em carteira para o ano que se avizinha, levar a turné a localidades como Ramiros, Caop-Funda, Monte Belo, entre outros que ainda não foram contemplados.

Ainda assim, na centralidade do Sequele em Cacuaco, Carbura ergueu um empreendimento musico- cultural (Club CS), que a par dos espectáculos de massa que realiza, tas. preferênaliza, garante um ambiente mais intimista aos moradores desta nova urbanização de Luanda. Quanto a projectos, o jovem empreendedor foi peremptório em dizer que existem vários para 2019, quer a curto-médio como a longo-prazo. Entretanto, resguarda-se de pormenorizar, pois baseia-se na máxima segundo a qual, o melhor é “trabalhar em silêncio, que os resultados hão-de aparecer”

Perfil

De nome próprio Amarildo Cristóvão da Conceição “Carbura” nasceu na localidade de Icolo e Bengo, hoje parte integrante dos municípios de Luanda. Amante confesso de música nacional elege como preferência o género Semba. Artur Nunes com a canção “Kizua kinguifua” é a canção preferida. A Bíblia é o seu livro de eleição e comunga a religião cristã por via do catolicismo. A sétima arte é também uma das preferências com o fi lme “Gladiadores”.