Bié com aumento AKz 26,3 mil milhões no orçamento 2019

O Orçamento Geral do estado (OGe) para 2019 destinou 75,4 mil milhões de kwanzas (AKz) para a província do Bié, representando um aumento de mais de 26,3 mil milhões em relação ao presente ano

Stane ste aumento da dotação orçamental, segundo declarações do governador do Bié, Pereira Alfredo, na primeira reunião ordinária do Conselho de Concertação Social, é positivo, pois vai contribuir para a melhoria das condições de vida das populações.

Pereira Alfredo reiterou a necessidade de responsabilidade dos gestores públicos administrarem com transparência e lisura o erário e encorajou as populações dos municípios de Camacupa, Nhârea, Catabola, Cunhinga, Chitembo, Chinguar, Cuemba, Andulo e Cuito a fiscalizá-los.

O governador pediu aos membros da sociedade civil para ajudar o Governo a encontrar soluções em 2019, sobretudo, para os problemas relacionados com a educação, saúde, infraestruturas, agricultura, transportes, cultura, estradas, visando satisfazer as necessidades das comunidades.

Os membros do Conselho de Concertação Social debatem, entre outros, assuntos como apreciação do OGE 2019, do concurso público da saúde e educação, situação sanitária da província e iluminação pública à cidade do Cuito, sede capital do Bié.

Comparativamente ao ano 2016 houve um decréscimo de 1 bilião e 821 milhões, 474 mil e 74 kwanzas. A quota que a província beneficia do OGE destina-se a encargos com despesas públicas, distribuídas às unidades orçamentadas, entre as quais direcções provínciais, repartições e administrações municipais, unidades sanitárias e estabelecimentos escolares.

error: Content is protected !!