Síria, Mattis, Afeganistão: Trump termina ano em caos

Síria, Mattis, Afeganistão: Trump termina ano em caos

O secretário de Defesa, James Mattis, figura amplamente respeitada e vista como uma influência estabilizadora dentro do Governo, entregou a sua renúncia depois de discutir com Trump sobre política externa numa reunião na Casa Branca.

Mattis divulgou então uma carta que mostrava as diferenças políticas fundamentais entre os dois homens e criticava implicitamente a desconsideração de Trump por aliados no exterior. Também na Quinta-feira, Trump resistiu à pressão de renegar a decisão de retirar as tropas norte-americanas da Síria, fez planos de retirar as forças americanas do Afeganistão e empurrou o Governo dos EUA para uma paralisação do financiamento de um muro de fronteira.

Para completar, os custos das acções dos Estados Unidos despencaram, com os investidores preocupados com o encerramento do mercado, o crescimento económico mais lento e as projeções da Reserva Federal de aumento das taxas de juros no ano que vem. Até mesmo alguns amigos de Trump mostraram uma preocupação cada vez maior sobre o rumo da sua administração na metade do seu mandato.

O senador Lindsey Graham, parceiro de golfe frequente e aliado, elogiou Mattis na Quinta-feira, pediu publicamente a Trump que reconsiderasse a retirada da Síria e advertiu que a retirada das tropas do Afeganistão poderia levar a outro ataque à América similar ao de 11 de Setembro de 2001. “Eu acredito que você está no caminho certo para cometer o mesmo erro que o Presidente (Barack) Obama fez no Iraque …

Não será melhor para você do que para ele”. Graham twittou sobre o movimento da Síria. Graham disse que as condições no Afeganistão fizeram das retiradas de tropas uma estratégia de alto risco. “Se continuarmos no nosso actual curso, estaremos a colocar em movimento a perda de todos os nossos ganhos e abrindo caminho para um segundo 11 de Setembro.”

O líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, divulgou num comunicado expressando sérias reservas sobre o motivo da partida de Mattis. “Estou particularmente preocupado por ele estar se demitindo devido a grandes diferenças com o Presidente em … aspectos importantes da liderança global dos EUA”, disse ele. Foi um lembrete vívido dos primeiros meses da Casa Branca de Trump, quando ele demitiu o seu primeiro conselheiro de segurança nacional, Michael Flynn, depois de apenas alguns dias no cargo, demitiu o então diretor do FBI James Comey e lançou uma proibição de viagem contra a maioria dos países muçulmanos. bloqueada pelos tribunais.

Rumo a um ano pesado

Trump já enfrenta um 2019 difícil, provavelmente dominado pela investigação de um procurador especial sobre se a sua campanha de 2016 era conivente com a Rússia e sondagens do Congresso nos seus negócios, sua família e alguns membros do gabinete. Os democratas assumirão o controlo da Câmara dos Deputados dos EUA em Janeiro e planeiam usar o seu poder para aprofundar o passado de Trump e sua administração.

Os democratas, ansiosos por suavizar Trump para a sua esperada disputa pela reeleição em 2020, saltaram para aproveitar as cenas de turbulências na Quinta-feira. “É uma pena que este Presidente, que está a mergulhar a nação no caos, esteja a lançar outra birra e vai ferir muitas pessoas inocentes”, disse o senador norte-americano Chuck Schumer, de Nova York, o principal democrata no Senado.

“A birra da Trump vai acabar com o Governo, mas não conseguirá o seu”, disse Schumer. Sem o caos, Trump poderia ter tido uma boa semana. Ele celebrou um raro sucesso bipartidário com a aprovação pela legislação do Senado da reforma da prisão, uma iniciativa impulsionada pelo seu genro e conselheiro sénior Jared Kushner.

Ele também assinou uma grande lei agrícola e promoveu a cerimónia com um momento de leviandade: ele twittou um vídeo de si mesmo na premiação Emmy de anos atrás vestindo trajes de fazenda – um chapéu de palha, macacão jeans e acenando com um garfo – e cantou música tema do antigo programa de TV “Green Acres”.

Assessores disseram que ele estava de bom humor na maior parte do tempo, passando parte da semana pré-feriado a reconectarse com velhos amigos. Ele sentouse para sessões com aliados no Salão Oval e assistiu recepções de férias na residência com os amigos. Nos bastidores, no entanto, a sua equipa da Casa Branca tem-se esforçado para acompanhar. O seu novo chefe de gabinete da Casa Branca, Mick Mulvaney, se esforçou para se reunir após o encontro.

O mesmo aconteceu com o conselheiro de segurança nacional John Bolton, um falcão do Irãoque queria manter as tropas norte-americanas na Síria como um contra-ataque a Teerão. Desde as eleições de meio de mandato, Trump demitiu o procurador-geral Jeff Sessions e o chefe de gabinete da Casa Branca, John Kelly, depois que eles perderam a confiança, assim como o secretário do Interior Ryan Zinke, que está sob uma nuvem de ética.

Outros que foram vistos anteriormente como de saída podem ficar mais tempo. Trump é dito por assessores para ficar satisfeito com a secretária de Segurança Interna, Kirstjen Nielsen, por endurecer a sua abordagem sobre a fronteira, e o secretário de Comércio Wilbur Ross provavelmente não será forçado a sair a menos que queira ir embora.

Mas a renúncia de Mattis era chocante. Sarah Sanders, porta-voz da Casa Branca, disse a repórteres que não acredita que Trump tenha pedido a Mattis que renunciasse. “O Presidente teve um bom relacionamento (com Mattis), mas às vezes eles discordam. O Presidente sempre ouve os membros da sua equipa de segurança nacional, mas no final do dia é a decisão do Presidente”, disse ela.