Ausência de Kabila marca minicimeira de Brazzaville

Ausência de Kabila marca   minicimeira de Brazzaville

O Presidente João Lourenço, integra o grupo de cinco chefes de Estado que se fazem presentes na minicimeira conjunta CIRGL-SADC, aberta esta quarta-feira em Brazzaville, sobre a paz e segurança na sub-região.
Em Brazzaville, segundo a Angop, eram esperados nove estadistas, dos quais três se fizeram representar a nível ministerial ou a outro, designdamente a África do Sul, o Rwanda e o Uganda.
A República Democrática do Congo (RDC) seria o nono país a estar presente mas, segundo a organização do evento, não enviou nenhum representante a Brazzaville, depois das declarações das autoridades congolesas, na véspera, de que não tinham conhecimento da reunião.
Para além de Angola e do país anfitrião, estão representados ao mais alto nível o Botswana, a Zâmbia e a Namíbia, este último que assume actualmente a presidência da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral).
O encontro foi convocado pelo presidente da República do Congo, Denis Sassou N’guesso, na qualidade de presidente em exercício da CIRGL (Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos), para examinar a situação de paz e segurança na sub-região, com particular incidência na RDC, país que espera realizar eleições gerais dentro de quatro dias.
Inicialmente marcadas para 23 de Dezembro deste ano, as eleições presidenciais e legislativas, na RDC, foram adiadas para o dia 30 do mesmo mês, por razões “técnicas e logísticas”.
Desde então, o país vive alguma incerteza com a sociedade dividida entre os que acreditam no adiamento e aqueles que olham para esta decisão como “uma manobra dilatória”.
Para participar nesta minicimeira conjunta CIRGL-SADC, o chefe de Estado angolano, João Lourenço, está desde a manhã desta quarta-feira na capital congolesa, acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto.
Integram igualmente a delegação presidencial o ministro angolano do Interior, Angelo da Veiga Tavares, entre outros altos funcionários do Estado angolano.