surpresa síria: como o telefonema de Trump mudou a guerra

surpresa síria: como o telefonema de Trump mudou a guerra

No telefonema de duas semanas atrás, esperava-se que Trump fizesse uma advertência padrão ao presidente turco sobre seu plano de lançar um ataque transfronteiriço contra as forças curdas apoiadas pelos EUA no nordeste da Síria, disseram autoridades dos EUA.

Em vez disso, no decorrer da conversa, Trump reformulou a política dos EUA no Oriente Médio, abandonando um quarto do território sírio e entregando a Ancara o posto de acabar com o Estado Islâmico na Síria. “Trump perguntou: ‘Se retirarmos nossos soldados, você pode limpar o ISIS?’”, Disse uma autoridade turca à Reuters.

Ele disse que Erdogan respondeu que as forças turcas estavam à altura da tarefa. “Então você faz isso”, disse Trump abruptamente. Para seu conselheiro de segurança nacional, John Bolton, também na chamada, Trump disse: “Comece  trabalhar para a retirada das tropas americanas da Síria”. “Eu tenho que dizer que foi uma decisão inesperada.

A palavra “surpresa” é fraca demais para descrever a situação “, disse o funcionário, uma das cinco fontes turcas que conversaram com a Reuters sobre a ligação de 14 de dezembro.

A decisão de Trump também foi um choque em Washington, onde altos funcionários do governo, incluindo o secretário de Defesa Jim Mattis, tentaram durante dias mudar a opinião do presidente, disseram autoridades dos EUA.

Quando Trump deixou claro que não iria recuar, Mattis e um alto oficial coordenando a luta contra o Estado Islâmico, Brett McGurk, ambos renunciaram. Em uma visita a uma base aérea norte-americana no Iraque nesta semana, Trump disse que os comandantes militares repetidamente solicitaram extensões para as 2.000 tropas dos EUA na Síria – pede que ele finalmente seja rejeitado porque ele disse que o Estado Islâmico foi amplamente espancado.

“Nós os deixamos bobos. Vou lhe dizer que tive boas conversas com o presidente Erdogan, que também quer derrubá-los, e ele fará isso “, disse ele às tropas americanas.

risCO PArA A turQuiA

Para a Turquia, a decisão de Trump oferece oportunidade e risco. Ankara reclamou amargamente durante anos que os Estados Unidos, um aliado da OTAN, escolheram a milícia curda YPG como seu principal parceiro na Síria contra o Estado Islâmico.

A Turquia diz que o YPG é um grupo terrorista, inseparável do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que promoveu uma insurgência no sudeste da Turquia, na qual 40.000 pessoas foram mortas.

A retirada dos EUA potencialmente libera os militares da Turquia para empurrar o YPG de volta de 500 km de fronteira sem arriscar um confronto com as forças americanas. Também remove uma das principais causas da crise diplomática deste ano entre os dois países.

Mas também abre uma área da Síria muito maior do que qualquer coisa que a Turquia esperava preencher, potencialmente colocando-a contra não apenas as forças curdas, mas também o governo de Damasco – que está comprometido a retomar o controle de toda a Síria – e seus apoiadores russos e iranianos .

O YPG pediu na sexta-feira ao governo sírio que assuma a cidade de Manbij, que a milícia curda atualmente controla com apoio dos EUA, para protegê-lo do ataque turco. E se as forças turcas atacarem o Estado Islâmico em seu último território sírio, perto da fronteira com o Iraque, teriam primeiro que cruzar 250 km de território controlado pelas forças democráticas sírias dominadas pelos curdos.

“Erdogan conseguiu mais do que esperava”, disse Soner Cagaptay, diretor do Programa Turco do Washington Institute. “Ele pediu aos EUA para abandonarem o YPG, mas não para se retirarem da Síria”. Erdogan há anos apoia os rebeldes que esperavam derrubar Bashar al-Assad, mas a sobrevivência do presidente sírio foi assegurada pelo apoio de Teerã e Moscou, embora o norte e o leste – incluindo campos de petróleo sírios – permaneçam além do controle de Assad por enquanto. Enquanto faz um balanço do novo desafio, a Turquia está lançando intensas conversações com Washington e Moscou.

Ancara espera que as autoridades militares dos EUA visitem em poucos dias, assim como Bolton e possivelmente o enviado especial da Síria, os EUA, James Jeffrey. O chefe de inteligência da Turquia e os ministros da defesa e do exterior também devem chegar a Moscou no sábado, disse o portavoz do Partido AK, de Erdogan.

“Claro que vai ser difícil. Toda a questão precisa ser planejada novamente desde o início ”, disse uma autoridade de segurança da Turquia. Um funcionário dos EUA disse que os planejadores militares estavam elaborando planos que poderiam levar a uma retirada ao longo de vários meses. Uma das propostas em consideração é um período de espera de 120 dias, de acordo com uma pessoa familiarizada com as discussões.