Angola vive um momento de renovação de compromissos – Dom imbamba

Angola vive um momento de renovação de compromissos – Dom imbamba

O arcebispo da Arquidiocese de Saurimo, Dom José Imbamba, disse esta Quinta- feira, nesta cidade, que Angola vive um momento particular, onde os titulares de cargos públicos, e não só, são obrigados a renovar os seus compromissos com a nação e melhorar a sua forma de actuação e gestão da coisa pública.

Em declarações à Angop, a propósito das prioridades da Igreja Católica na Lunda-Sul para o presente ano, Dom Imbamba sublinhou que o novo paradigma de governação exige, dos titulares, uma postura que favoreça a justiça social, económica e o desenvolvimento integral da pessoa humana.

“Todos nós estamos com os olhares virados para os novos desafios e ver até que ponto seremos capazes de nos revestir dos sentimentos novos e capacidades inovadores, se apegando aos novos princípios éticos que o Presidente da República, João Lourenço, está a implementar, para daqui a três ou cinco anos, teremos um país que sorria para todos”, frisou.

Sobre o repatriamento coercivo de capitais, em curso desde o dia 26 de Dezembro de 2018, o arcebispo considera uma medida acertada e de reposição da justiça, “por se tratar de uma restituição daquilo que pertence ao povo”.

Por outro lado, disse que este ano a Igreja Católica continuará a apostar na transformação da cultura, através da melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem nas suas unidades escolares, bem como na promoção da formação profissional da mulher, com a entrada em funcionamento da Promaica.

Acrescentou que o presente ano será igualmente marcado com a realização, pela primeira vez, da segunda plenária da episcopal Angola/São Tomé, em Outubro, na cidade de Saurimo.

A presença da Igreja nas comunidades rurais, contribuindo para a redução da gravidez precoce, mudança de mentalidade quanto a crença ao feiticismo, entre outros actos que afectam a sã convivência, serão, entre outras, apostas da Igreja nesta região.

A Igreja Católica na Lunda Sul está representada nos quatro munícipios (Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo).