Ex-banqueiros do credit Suisse são presos sob a acusação dos EuA sobre empréstimos a Moçambique

Ex-banqueiros do credit Suisse são presos sob a acusação dos EuA sobre empréstimos a Moçambique

Três ex-executivos do Credit Suisse Group foram presos em Londres nesta Quinta-feira por acusações de participarem num esquema de fraude envolvendo USD 2 biliões em empréstimos para empresas estatais em Moçambique, disse um portavoz de procuradores norte-americanos.

Andrew Pearse, 49; Surjan Singh, 44; e Detelina Subeva, 37 foram indiciados numa acusação no tribunal federal do Brooklyn, em Nova York, de conspiração para violar a lei anti-suborno dos EUA e para cometer lavagem de dinheiro e fraude de valores mobiliários, segundo o porta-voz John Marzulli.

Eles foram libertados sob fiança em Londres, enquanto os Estados Unidos buscam a extradição. As prisões ocorreram cinco dias depois de o ex-ministro das Finanças de Moçambique, Manuel Chang, ter sido preso na África do Sul como parte do mesmo caso criminal.

Um quinto homem, Jean Boustani, foi preso na Quarta-feira no Aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, disse Marzulli. Boustani era um cidadão libanês que trabalhava para um empreiteiro baseado em Abu Dhabi das empresas moçambicanas, de acordo com a acusação. Os advogados dos réus não puderam ser contatados imediatamente para comentários após o horário comercial em Nova York e Londres.

“A acusação alega que os ex-funcionários trabalharam para derrotar os controlos internos do banco, agiram por um motivo de lucro pessoal e procuraram esconder essas actividades do banco”, disse o Credit Suisse num comunicado. Acrescentou que o banco continuará a cooperar com as autoridades.

De acordo com a acusação, entre 2013 e 2016, três empresas estatais moçambicanas emprestaram mais de USD 2 biliões por meio de empréstimos garantidos pelo governo e arranjados pelo Credit Suisse e outro banco de investimento, cujo nome não foi citado.

Chang, 63, assinou as garantias como ministro das Finanças, mas não as divulgou. Quando as garantias foram reveladas em 2016, os doadores estrangeiros, incluindo o Fundo Monetário Internacional (FMI), cortaram o apoio a Moçambique, mergulhando o país da África Austral numa crise da dívida que ainda assola dois anos mais tarde.

Segundo a acusação, as três empresas estatais foram criadas para empreender projectos marítimos, mas foram realmente “frentes” para Chang, Boustani e os três banqueiros se enriquecerem.

Os procuradores disseram que pelo menos USD 200 milhões foram desviados para os réus e outros funcionários do governo moçambicano. Eles disseram que os réus esconderam o uso indevido dos fundos e enganaram os investidores no exterior, incluindo nos Estados Unidos sobre a credibilidade de Moçambique.

As empresas perderam mais de USD 700 milhões em pagamentos de empréstimos depois da inadimplência em 2016 e 2017, segundo a acusação.