Dezenas de mortos em violência étnica no Burkina Faso

Dezenas de mortos em violência étnica no Burkina Faso

Cerca de 46 pessoas foram mortas em confrontos étnicos no centro do Burkina Faso esta semana, disse o governo na Sexta-feira. Depois do anoitecer em 31 de Dezembro, homens armados em motocicletas desceram na aldeia de Yirgou, composta em grande parte por pessoas da etnia mossi, e mataram sete pessoas, segundo o governo.

No dia seguinte, os residentes de Yirgou mataram 39 pessoas em comunidades de pastoreio de Fulani em toda a região em retaliação.

O governo disse no início desta semana que apenas 13 pessoas foram mortas. Ao norte de Burkina Faso, no Mali, os confrontos étnicos estão a ser alimentados pela presença de militantes islâmicos, já que as comunidades fulani são acusadas de esconder jihadistas.

O Burkina Faso viu um aumento nos ataques islâmicos nos últimos meses, quando os jihadistas tentam aumentar a sua influência em todo o Sahel. Em 31 de Dezembro, o governo de Burkina Faso declarou estado de emergência em várias províncias do norte que fazem fronteira com o Mali, embora estas não incluam a região ao redor de Yirgou.