Variação do Índice ao Consumidor pode ter refl exo nos preços Dr

O Índice de Preços ao Produtor (iPP) referente a novembro situouse em 1,28% em termos mensais

A variação representa um aumento ligeiro de 0,01 p.p., face a Outubro, e poderá sugerir ajustamentos nas expectativas dos fornecedores, com reflexos nos preços dos bens finais disponibilizados às famílias.
Mercado Cambial A venda de divisas pelo BNA fi xou-se em 734,05 milhões EUR em Novembro.

O registo representa uma moderação de 24% em relação ao mês anterior, o que poderá reflectir-se numa maior pressão sobre o nível geral de preços ao consumidor.

Finanças Públicas

As receitas fiscais diamantíferas apuradas em Novembro de 2018 reduziram 71% face ao período anterior. O valor arrecadado situou-se em 1.113,64 milhões AOA, e refl ecte a redução do volume de produção e dos preços, em 70% e 6%, respectivamente, com efeitos na execução fi nanceira dos programas do Governo.

O montante de dívida pública negociado no mercado secundário atingiu 71.053 milhões AOA, em Dezembro de 2018. O valor representa uma redução mensal de 8% e poderá refl ectir os ajustes operacionais no ambiente bilateral em favor do multilateral, com efeitos no aprofundamento do mercado.

Espaço Internacional

China

O índice PMI manufactureiro diminuiu 0,5 p.p. para 49,7 pontos em Dezembro. A redução do indicador poderá refl ectir os receios dos gestores em torno das tensões comerciais entre os EUA e a China, o que poderá impactar as perspectivas de crescimento da economia chinesas e as exportações de Angola.

África do Sul

O crédito ao sector privado registou incremento homólogo de 5,56% no mês de Novembro. A cedência de crédito ao sector privado reduziu 0,26 p.p. em relação ao mês anterior, que poderá refl ectir-se na moderação da produção no país, com possíveis impactos sobre as importações de Angola.

EUA

O sector privado criou cerca de 271 mil novos postos de trabalho ao longo do mês de Dezembro. O incremento de 73% face ao período anterior refl ecte a dinâmica da economia norte-americana no período em referência, o que poderá impulsionar as despesas das famílias com impactos no crescimento da economia dos EUA e nas exportações de Angola.

França

A taxa de infl ação homóloga fi xou-se em 1,6% no mês de Dezembro. O registo representa uma moderação de 0,3 p.p. em relação ao mês anterior. A moderação da taxa refl ecte principalmente, a redução dos preços no sector de energia, com possíveis impactos sobre o custo das importações de Angola.

error: Content is protected !!