BNA avalia até Setembro qualidade dos activos da banca comercial

O Banco Nacional de Angola (BNA) tem até ao final de Setembro deste ano para realizar avaliações de qualidade aos activos dos bancos do sistema financeiro nacional, conduzidas por oito peritos externos, de acordo com o relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre o acordo do Programa de Financiamento Ampliado a Angola.

Lima Massano disse que, quando se iniciar o processo de avaliação dos activos, poderá assistir-se a casos de bancos com níveis de provisões aquém daquilo que são os riscos ainda desconhecidos por parte do banco central.

Para o efeito, acrescentou, o BNA tem estado a dialogar com os auditores externos da banca comercial, agora que estão a ser feitos os encerramentos das contas de 2018 e a ser preparadas as assembleias gerais, para que se assegure a adequada cobertura de todos os riscos que os bancos comerciais incorrem.

Porém, Lima Massano sublinhou que, deste exercício, poderá surgir a necessidade de ajustamento e reforço do aumento de capital, podendo eventualmente optar-se por vários cenários, em que não se excluem fusões ou encerramentos.

O exercício, iniciado pelo BNA em 2018, segundo o governador, visa evitar um eventual risco sistémico, ao assegurar a estabilidade do sistema financeiro angolano. “Estas não serão as únicas normas de prudência a serem adotadas pelo BNA”, disse.

error: Content is protected !!