Egipto acolhe CAN 2019 em Junho

Egipto acolhe CAN 2019 em Junho

O Campeonato Africano das Nações de futebol (CAN 2019) será disputado entre Junho e Julho no Egipto, segundo a reunião do Comité Executivo realizada ontem em Dakar, no Senegal. No local, o presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Ahmad Ahmad, fez saber que os egípcios bateram a concorrência dos sul-africanos, país que também estava na corrida.

O país dos Faraós ficou com 16 votos, ao passo que a pátria de Nelson Mandela obteve apenas um voto na magna sala que acolheu o evento na cidade de Dakar. A maior festa do futebol africano tinha como palco os Camarões, mas o atraso nas infra-estruturas desportivas e de apoio, bem como a instabilidade política naquele país obrigaram a CAF a suspender a prova.

O Egipto, terra com tradição no desporto-rei, já organizou pela primeira vez a competição em 1959. Em 1974, os Faraós acolheram a prova, sendo que em 1986 e em 2006 voltaram a fazê-lo.No CAN 2010, que Angola acolheu em Luanda, Cabinda, Huíla e Benguela, os egípcios venceram o certame. Na final, os Faraós venceram o Gana dos irmãos Ayew por uma bola a zero no Estádio 11 de Novembro, em Luanda.