Mais de 200 jovens serão formados em matéria de mediação de seguros

Mais de 200 jovens serão formados em matéria de mediação de seguros

O secretário da Federação das Associações Empresárias de Luanda (AFAEL), José Ganga, disse em entrevista a OPAÍS que a formação visa capacitar jovens para a sua inserção no mercado dos seguros, assim como permitir o autoemprego no seio da juventude. José Ganga referiu ainda que outro dos grandes objectivos da formação é incutir a cultura de seguros aos cidadãos. “O mercado de seguros no país ainda é virgem, com uma taxa de penetração de seguros no mercado de menos de 1%”, estimou.

Explicou que para a formação de mediadores podem inscrever-se jovens interessados em dedicar- se à actividade de seguros e com habilitações literárias mínimas o ensino médio. Referiu ainda que, após a formação, os jovens serão capazes de criar o próprio emprego e fazer a intermediação entre as empresas e seguradoras, no que diz respeito à celebração de diferentes contratos, nomeadamente o seguro automóvel, seguro sobre acidentes de trabalho e doenças profissionais, seguros estes obrigatórios de acordo com a legislação angolana. O responsável associativo enfatizou que após a formação, os mediadores poderão também juntar-se em grupos de quatro ou mais pessoas e criar uma correctora de seguros (uma estrutura física composta de mediadores de seguros).

José Ganga disse tratar-se de uma actividade rentável por absorver um número maior de pessoas e reduzir também o desemprego no seio da juventude no país. “Essa actividade vai ajudar a reduzir os altos níveis de desemprego, por absorver um número considerável de pessoas”, referiu O que é um mediador de seguros? O responsável define um mediador de seguro como um profissional de seguros cuja actividade consiste em fazer a intermediação entre as seguradoras e as empresas. A primeira formação que teve início em Novembro do ano passado, permitiu formar 25 mediadores de seguros, a próxima formação tem início no próximo dia 15 do mês em curso, com a duração de seis meses.