PRÉMIOS: “A Favorita” à frente de “Roma” e “Assim Nasce uma Estrela” em nomeações para os Bafta

PRÉMIOS: “A Favorita” à frente de “Roma” e “Assim Nasce uma Estrela” em nomeações para os Bafta

“Roma”, do mexicano Alfonso Cuarón, e “Assim Nasce uma Estrela”, protagonizada por Lady Gaga, são dois dos filmes em competição na edição deste ano dos prémios britânicos de cinema Bafta, anunciou Quarta-feira a organização. Mas o filme com mais nomeações é “A Favorita”, que conta com Olivia Colman no papel de rainha Ana no drama que se estreia a 7 de Fevereiro em Portugal. Colman venceu o Globo de Ouro para melhor actriz. O filme tem, ao todo, 12 nomeações, enquanto “Roma” e “Assim Nasce uma Estrela” somam sete nomeações cada um.

Na categoria de “Melhor Filme” os candidatos da edição deste ano são “Roma”, “Assim Nasce uma Estrela”, “BlacKkKlansman”, “A Favorita” e “Green Book: Um Guia para a Vida”, revelou a Academia Britânica de Artes e Televisão de Cinema (BAFTA). Alfonso Cuarón por “Roma”, Spike Lee por “BlacKkKlansman”, Pawel Pawlikowski por “Guerra Fria”, Yorgos Lanthimos (“O Favorito”) e Bradley Cooper (“Assim Nasce uma Estrela Nasce”) são os candidatos ao prémio de “Melhor Realizador”. Na lista de candidatas a “Melhor Actriz” também anunciada Quarta-feira estão Olivia Colman (‘A Favorita’), Glenn Close (‘The Wife’), Lady Gaga (‘Assim Nasce uma Estrela’), Melissa McCarthy (‘Can you ever forgive me?’) e Viola Davis pela sua interpretação em (‘Widows’).

Os candidatos a “Melhor Actor” são Bradley Cooper (‘Assim Nasce uma Estrela’), Christian Bale (‘Vice’), Rami Malek (‘Bohemian Rhapsody’), Steve Coogan (‘Stan & Ollie’) e Viggo Mortensen (Green Book: Um Guia para a Vida’). Na categoria de “Melhor Actriz Secundária” concorrem Amy Adams, Claire Foy, Emma Stone, Margot Robbie e Rachel Weisz e de “Melhor Actor Secundário” Adam Driver, Maheshala Ali, Richard E. Grant, Sam Rockwell e Timothée Chalamet. De acordo com a organização os candidatos a “Melhor Guião original” são “Cold War”, “The Favourite”, “Green Book”, “Vice” e “Roma”. A 72ª edição dos prémios Bafta vai realizar-se a 10 de Fevereiro