Fed: paralisação longa terá ‘efeito considerável’ sobre economia dos EUA

Fed: paralisação longa terá ‘efeito considerável’ sobre economia dos EUA

A paralisação prolongada do governo federal americano pode ter um “efeito considerável” sobre a maior economia do mundo, disse nesta Quinta-feira o presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA), Jerome Powell.

A maioria dos ‘shutdowns’ anteriores foram bem curtos e não afectaram a economia no seu conjunto, mas Powell disse que uma “paralisação prolongada (…) teria efeito considerável nos números”. O governo dos EUA está parcialmente fechado desde o final de Dezembro, quando o presidente Donald Trump se recusou a assinar um acordo de orçamento a menos que o Congresso concordasse em destinar USD 5 biliões para um muro na fronteira.

Há três semanas, quase 800 mil funcionários federais, incluindo controladores de tráfego aéreo e membros da guarda costeira, não recebem os seus salários. “No curto prazo, se o encerramento do governo não durar muito, em geral eles não deixam uma grande marca na economia”, disse Powell. O presidente do Fed também estava preocupado com a falta de estatísticas económicas importantes durante a paralisação do governo, que a organização usa para medir a temperatura da economia.