Legisladores dos EUA criticam Pompeo por elogiar Bolsonaro

Legisladores dos EUA criticam Pompeo por elogiar Bolsonaro

Pompeo compareceu, na semana passada, a posse de Bolsonaro e previu uma relação próxima entre Estados Unidos e Brasil, evocando “uma oportunidade transformadora para as duas nações” nas áreas de negócios e de segurança. Em carta a Pompeo, seis legisladores democratas se disseram “confusos” pelo seu tom, acrescentando que “as preocupantes declarações passadas de Bolsonaro sobre direitos humanos já não estão limitadas à retórica”.

Os legisladores recordaram as primeiras medidas de Bolsonaro na presidência, incluindo a transferência para o Ministério da Agricultura a sensível questão da demarcação das terras indígenas e a exclusão da população LGBT como beneficiária das políticas destinadas à promoção dos direitos humanos do recém- criado Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Os legisladores, entre eles o novo presidente da comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes, Eliot Engel, e David Cicilline, director de um grupo legislativo que promove os direitos das pessoas LGBT, afirmaram que os Estados Unidos devem “se expressar quando os direitos de qualquer grupo marginalizado esteja em risco”. “Exortamos que se posicione com o povo do Brasil e das Américas e se mantenha fiel ao seu compromisso expresso com os direitos humanos no Brasil, opondo-se às acções recentes de Bolsonaro”, destaca a carta.