Cinco mortos a tiro em Tshikapa durante a celebração da eleição de tshisekedi

Cinco pessoas foram mortas a tiro por soldados na Quinta-feira, 10 de Janeiro de 2019, em Tshikapa, província de Kasai. Foi durante uma demonstração de regozijo com a vitória de Felix Tshisekedi na eleição de 30 de Dezembro passado.

Segundo a sociedade civil local, durante os momentos de manifestações, supostos milicianos avançaram contra a posição do exército na cidade de Mabondo para “confraternizar” com as forças regulares, enquanto eles pensavam num ataque. “Houve três mortos, incluindo dois meninos e uma mulher morta em Tshikapa enquanto se regozijavam com a vitória de Felix. Havia milicianos que saíram e estavam avançando em direcção à posição do exército na comuna de Mabondo.

Os militares pensaram que era um ataque, enquanto eles queriam confraternizar com os militares, de acordo com a Sociedade Civil. Foi assim que os militares abriram fogo. Em Mutshima, a 120 km de Tshikapa houve uma situação semelhante “, informa a sociedade civil. Um soldado assassino está a ser julgado no Distrito Militar da Guarnição de Tshikapa. Na mesma manifestação, um ataque com armas brancas causou dois feridos durante um enfrentamento entre os tshokwe e lubas em Kamonia, a 75 Km da cidade de Tshikapa.

error: Content is protected !!