Crise de liderança agudiza-se na CASA-CE

Crise de liderança agudiza-se na CASA-CE

A contestação está expressa no comunicado final da reunião da Coordenação Regional de Luanda da CASA-CE, realizada ontem, em Viana, Luanda, que, entre outras questões, analisou uma outra reunião presidida recentemente pelo secretário executivo nacional, Rafael Aguiar. Segundo o comunicado, os independentes alegam que na reunião que Rafael Aguiar manteve com os secretários municipais de Luanda, não deu passos para uma reconciliação “entre os independentes e os partidos políticos a nível de Luanda”.

Acusam-no de imposição por ter empossado, sem o consentimento destes, Mendinho da Conceição como coordenador da comissão de gestão de Luanda, em substituição de Alexandre Dias (Libertador), cuja indicação é apontada de ter o cunho do Colégio Presidencial. Libertador, até na passada semana era o secretário provincial de Luanda da CASA-CE, na qual militou durante seis anos, tendo regressado à UNITA.

O grupo alerta que não se revê neste empossamento e, nos próximos dias, vai manifestar-se junto da sede nacional, em protesto contra a indicação de Mendinho da Conceição. Acrescentou, em comunicado, conque só desenvolverá activiadades políticas em prol da CASACE mediante a nomeação do coordenador provincial de Luanda e o empossamento dos secretários regionais, indicados pelo presidente do Colégio Presidencial, Abel Chivukuvuku.

O grupo, composto por 18 secretários, defende, também, que o executivo do secretariado provincial é que deve interinamente gerir a província de Luanda até à nomeação do novo secretário provincial da CASA-CE. Contactado sobre o assunto, o secretário executivo nacional da CASA-CE, Rafael Aguiar, recusou-se a comentar o assunto, alegando não ter contacto com o comunicado em causa, resultante desta reunião, embora diga conhecer os subscritores do mesmo.