ADRA com mais de 50 milhões de Kwanzas para apoiar agricultura familiar no Huambo

ADRA com mais de 50 milhões de Kwanzas para apoiar agricultura familiar no Huambo

Cinquenta e três milhões, 489 mil e 450 Kwanzas serão disponibilizados este ano, na província do Huambo, pela organização não-governamental Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) para apoiar diversos projectos de agricultura familiar. De acordo com uma nota, o montante destina-se, concretamente, a 2287 beneficiários directos, organizados em 39 associações e 12 cooperativas de produtores, num total de 12497 Famílias.

Os mesmos beneficiários, lê-se, terão acesso a inputs agrícolas diversos, entre eles adubo, ureia, sementes de batata rena, de repolho, de couve, de tomate, de cebola e de pimento, plantas de frutas e um tractor com as suas alfaias, entre outros meios. A ADRA pretende, também com o mesmo valor, desenvolver projectos de reforço da capacidade de integração dos produtores rurais nos circuitos de comercialização, facilitação do acesso dos produtores ao crédito, fortalecimento da capacidade técnica dos produtores (capacitações, treinamentos) e apoio à organização social dos produtores agrícolas. Para execução destes projectos, acrescenta a nota, esta organização não-governamental vai contar com financiamento da multinacional petrolífera BP-Angola e a Solidariedade Prática da Suécia.

A aposta no apoio à agricultura familiar é vista pela ADRA como um dos pilares importantes para a diversificação da economia do país, permitindo que a mesma ocupe um ligar de destaque no produto interno bruto e permita enfrentar os problemas de segurança alimentar e nutricional e gerar empregos. “A agricultura familiar é a principal via que deve ser abraçada, tendo em conta o número de pessoas que abrange. Todavia, é indispensável que olhe para este sector na perspectiva da cadeia, onde se inclui a indústria, o comércio, o crédito e as vias de acesso”, lê-se na nota. Na província do Huambo a ADRA desenvolve as suas acções nos municípios da Caála, Bailundo e Longonjo.