Governador recomenda melhoria dos serviços sociais em Muconda

Governador recomenda melhoria dos serviços sociais em Muconda

Na mensagem de felicitações por ocasião dos 51 anos de fundação do município de Muconda, que dista a 190 quilómetros a nordeste de Saurimo, Daniel Neto disse que os administradores municipais devem adaptar-se ao novo paradigma de governação e ao actual momento económico-financeiro, sendo criativos na procura de soluções, para a resolução dos principais problemas da população.

Considera igualmente fundamental que se aproveitem as potencialidades agrícolas do município, diversificando as culturas, tendo apelado à necessidade da administração local, através do departamento municipal da agricultura, de incentivar a criação de associações e cooperativas, bem como prestar apoio técnico aos agricultores, visando o aumento da produção. De acordo com a mesma fonte, Muconda está numa posição geográfica favorável à criação de oportunidades de negócios, o que exige da administração criação de políticas que atraiam investidores nacionais e estrangeiros, no sentido de aproveitarem as potencialidades agrícolas, hídricas e minerais de que o município dispõe.

Por outro lado, apelou ao envolvimento da população na melhoria do saneamento básico e no embelezamento das comunidades. Muconda foi elevada a categoria de cidade no dia 13 de Janeiro de 1968, actualmente alberga 37 mil e 634 habitantes, distribuídos nas comunas de Muriege, Chiluange, Cassai-Sul e Muconda, que se dedicam, na maioria, à pesca, comércio rural, caça e agricultura de subsistência.