Documentário: Martin Scorsese vai fazer um novo documentário sobre Bob Dylan para a Netflix

Documentário: Martin Scorsese vai fazer um novo documentário sobre Bob Dylan para a Netflix

Martin Scorsese vai realizar um novo documentário sobre Bob Dylan. O foco será a Rolling Thunder Revue, a digressão que o músico apresentou pelos Estados Unidos e pelo Canadá entre 1975 e 1976, durante a qual foi acompanhado por artistas como Joan Baez, Roger Mc- Guinn, Emmylou Harris ou Ramblin’ Jack Elliott. O documentário, que terá por título “Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story”, tem produção e distribuição asseguradas pela Netflix, que não confirmou ainda uma data de estreia. Vai incluir imagens inéditas e novas entrevistas com Dylan.

Esta digressão é considerada uma das mais emblemáticas, históricas e influentes da história da música pop-rock, pelo conjunto de músicos que levou ao palco e pela forma como apresentou ao vivo a melhor música que o americano compôs e gravou. A informação foi avançada primeiro pela Variety, que citou uma fonte da Netflix: “‘Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story’, de Martin Scorsese, capta o espírito complexo da América em 1975 e recupera a música que Bob Dylan apresentou ao vivo no outono daquele ano. Parte documentário, parte filme, parte sonho, ‘Rolling Thunder’ é uma experiência única.” Na altura, a Rolling Thunder Revue deu mesmo um filme, escrito por Sam Sheppard, com o título “Renaldo and Clara” e lançado em 1978.

Tinha quase quatro horas e juntava imagens captadas em concerto, entrevistas mas também pedaços ficcionados (um filme que acabou por ser mal recebido pelo público e pela crítica). Scorsese já tinha assinado o documentário “No Direction Home”, de 2005, que recuperava a história inicial de Bob Dylan, focando-se sobretudo no perído entre 1965 e 1966, momento de transição e definição da personalidade artística do músico, compositor e escritor (e prémio Nobel da Literatura), até ao momento em que se retirou temporariamente dos palcos e do olhar público, depois de um acidente de mota.