João Lourenço defende industrialização de África

João Lourenço defende industrialização de África

Segundo o Chefe de Estado angolano, a industrialização do continente vai evitar a contínua perda de mão-de-obra qualificada, quadros superiores, cientistas e investigadores. Em discurso na Cimeira sobre Futuro Sustentável, o Presidente João Lourenço afirmou que a aposta irá impedir que as obras de arte e outras riquezas continuem a sair do continente em condições desfavoráveis e sem criar, nos países de origem, valor acrescentado e postos de trabalho.

Na cimeira, enquadrada na semana de sustentabilidade de Abu Dhabi, o Estadista disse que, paradoxalmente, a África, apesar de ser a maior reserva de recursos naturais do mundo, tem menos capacidade de satisfazer as necessidades básicas das populações. João Lourenço considerou fundamental atrair conhecimento para a África, avanços da ciência, tecnologia, capital e investimento privado, para transformar localmente as matérias-primas. Com isso, o Chefe de Estado espera que se criem mais riqueza, bem-estar, emprego e oportunidades de crescimento.

É nessa esteira que o Presidente angolano declarou que vê o futuro de África com optimismo e entende que o sonho de desenvolver o continente é realizável. A esse respeito, fez referência à experiência de outros continentes como a Ásia, que em meio século, passou de importador para exportador, competindo com os países do Primeiro Mundo. Apontou também o exemplo dos Emirados e outros países do Golfo Pérsico, de como a boa utilização das receitas do petróleo pode ajudar na diversificação das economias.

O estadista angolano defendeu, para a África, um desenvolvimento sustentável que respeite e preserve a natureza, em benefício do futuro da humanidade, privilegiando a utilização das fontes limpas e renováveis de energia. João Lourenço está nos Emirados Árabes Unidos desde Sábado (12), em missão oficial a convite das autoridades locais. Nos EAU, o Chefe de Estado participou, como convidado de honra, na cerimónia de entrega do prémio “Zayed para a Sustentabilidade”. Acompanham o Presidente da República nesta missão aos Emirados Árabes Unidos ministros e membros do seu gabinete.