O “empreendedorismo” em livro

O “empreendedorismo” em livro

POR: Iracelma Kaliengue

Não é o primeiro livro publicado e que versa sobre o empreendedorismo no país. No entanto, é diferente dos outros, segundo o seu autor, por trazer exemplos reais. Para ele, há histórias de sucesso que começaram de traz para a frente. O lado oculto do empreendedorismo traz-nos à luz o que está encoberto nas empresas bem-sucedidas de países desenvolvidos, demostrando que nada do que vemos é obra do acaso, mera intuição ou condição genética.

Nesta obra, o autor dá respostas às questões como: por quê muitas empresas que aparentemente começaram bem vão caindo aos bocados e diminuindo a qualidade de serviço ou acabam por fechar quando menos se esperava? Segundo Pedro Bernardo, deve- se para alguns casos à falta de boas ideias de negócio por parte do empreendedor, pouco esforço ou falta de capital financeiro.

O autor acredita que para muitos casos a falência prematura de uma empresa tem mais a ver com a forma de como ela foi criada do que propriamente com a falta de sorte ou falta de recursos do empreendedor. A obra defende piamente que a motivação por trás da criação de um negócio, os valores e as crenças do empreendedor são muito mais importantes para essa prosperar do que a compra de equipamentos sofisticados de sistemas de última geração, móveis e decoração de alta qualidade.

Sobre o autor

Pedro Bernardo é licenciado em engenharia informática pela Universidade Independente de Angola, pós-graduado em governação de tecnologia de informação pela Universidade Católica de Brasília e pós-graduado em agregação pedagógica pela Universidade Agostinho Neto. É membro da bolsa de formadores da Escola Nacional de Administração. Enquanto empreendedor liderou vários procjectos de investimento e projectos corporativos no sector das águas, fonográfico e de telecomunicações.