Negociador da Coreia do norte embarca em voo rumo a Washington

O principal representante da Coreia do Norte nas negociações sobre desnuclearização com os Estados Unidos embarcou num voo de Pequim rumo a Washington ontem, Quinta-feira, 17, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

De acordo com fontes anónimas citadas previamente pela imprensa dos EUA e da Coreia do Sul, o secretário de Estado norte- americano, Mike Pompeo, e o alto dirigente da Coreia do Norte Kim Yong Chol devem reunir-se em Washington hoje, Sexta-feira, 18, para discutir um segundo encontro entre o Presidente norte- americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un.

Pompeo havia planeado reunir- se com o representante norte- coreano em Novembro, com o objectivo de discutir um segundo encontro entre os líderes, mas a reunião acabou adiada. Kim Yong Chol esteve em Washington em Junho, quando entregou uma carta de Kim Jong Un a Trump na qual foi aberto o caminho para uma reunião inédita entre os líderes dos dois países, realizada em Cingapura a 12 de Junho. Segundo uma fonte familiarizada com as negociações entre os EUA e a Coreia do Norte, citada pela CNN, Kim Yong Chol entregará uma nova carta de Kim Jong Un a Trump.

Na Singapura, no ano passado, Kim Jong Un prometeu trabalhar para a desnuclearização, mas pouco progresso foi feito desde então. O contacto foi retomado depois de o líder norte-coreano ter dito no discurso de Ano Novo que está disposto a encontrar-se com Trump “a qualquer momento”, segundo disse a jornalistas o embaixador da Coreia do Sul nos EUA, Cho Yoon-je, na semana passada.

error: Content is protected !!