China avisa Canadá para deixar de recrutar aliados na disputa com Pequim

China avisa Canadá para deixar de recrutar aliados na disputa com Pequim

Pequim advertiu na Quinta-feira Otawa para que pare de recrutar apoio internacional na sua disputa com Pequim, e ameaçou retaliar caso o Canadá proíba o grupo chinês de telecomunicações Huawei por motivos de segurança nacional. O embaixador chinês no Canadá, Lu Shaye, classificou como “facada nas costas” a detenção, no mês passado, da directora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, em Vancouver, a pedido das autoridades dos Estados Unidos. O diplomata ameaçou ainda com retaliações caso a Huawei seja banida de participar no desenvolvimento da rede de Quinta Geração (5G) do Canadá.

Lu considerou ainda que seria uma “má ideia” a ministra canadiana dos Negócios Estrangeiros, Chrystia Freeland, usar o Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça, para recrutar apoio internacional contra a China. Freeland afirmou que a detenção de dois cidadãos do Canadá pela China, numa alegada retaliação pelo caso de Meng, estará no topo da sua agenda em Davos, e não recuou após os comentários do embaixador. Meng Wanzhou foi detida a pedido dos Estados Unidos, por suspeita de que a Huawei tenha exportado produtos de origem norte-americana para o Irão e outros países visados pelas sanções de Washington, violando as suas leis.

A executiva aguarda agora que as autoridades norte-americanas apresentem um pedido formal de extradição. O caso gerou uma disputa diplomática entre o Canadá e a China, que, entretanto, deteve dois canadianos, por “prejudicarem a segurança nacional” do país, numa aparente tentativa de pressionar o Canadá para que liberte Meng. Esta semana, um tribunal chinês condenou ainda à pena de morte o canadiano Robert Lloyd Schellenberg, por tráfico de droga. Neste caso, a sentença foi proferida após o tribunal ter ordenado a repetição do julgamento, um mês depois da detenção de Meng. Schellenberg foi inicialmente condenado, em 2016, a quinze anos de prisão. Numa reacção às palavras do embaixador chinês, Freeland afirmou que a “detenção de Meng é uma questão de Estado de Direito e do Canadá agir de acordo com as obrigações estipuladas pelos seus tratados internacionais”.

“A detenção de Meng não é de forma alguma um julgamento político pelo Governo do Canadá. Não é de forma alguma um pronunciamento sobre a nossa relação com a China”, disse. A ministra defendeu que a detenção dos cidadãos canadianos na China “não é uma questão apenas do Canadá, mas da comunidade internacional” também. “Há um grande e crescente grupo de aliados que compartilham as preocupações do Canadá sobre o Estado de Direito”, afirmou. A China rejeitou já as acusações de Freeland de que a detenção dos canadianos representa uma ameaça para todos os países. “Acho que a sua ministra dos Negócios Estrangeiros se precipitou e falou sem pensar”, disse Hua Chunying, porta-voz da diplomacia chinesa, em resposta a uma pergunta de um jornalista canadiano. Muitos países expressaram apoio ao Canadá.

Os EUA consideraram que a pena de morte foi “politicamente motivada” e, na Quinta-feira, o Governo espanhol divulgou um comunicado expressando a sua preocupação com a sentença de Schellenberg e as detenções de outros dois canadianos. O Canadá está ainda a analisar se vai proibir a Huawei de participar no desenvolvimento da sua rede 5G, à semelhança dos EUA, Taiwan, Nova Zelândia ou Austrália. A Huawei esteve sob investigação pelo Congresso dos Estados Unidos, que num relatório de 2012 considerou que a empresa tem uma relação próxima com o Partido Comunista Chinês, e que facilita a espionagem chinesa. Fundada em 1987, por Ren Zhenfei, um ex-engenheiro das forças armadas chinesas, a Huawei é hoje o maior fabricante global de equipamentos de rede. As redes sem fio 5G destinam-se a ligar carros autónomos, fábricas automatizadas, equipamento médico e centrais eléctricas, pelo que vários governos passaram a olhar para as redes de telecomunicações como activos estratégicos para a segurança nacional. Na semana passada, a agência de contra-espionagem da Polónia deteve o diretor de vendas da Huawei, por suspeitas de espionagem.