Grupos com menos de 30 integrantes fora do Carnaval/2019 no Cuando Cubango

Grupos com menos de 30 integrantes fora do Carnaval/2019 no Cuando Cubango

Segundo explicou, a medida consta no novo regulamento, recentemente aprovado, que visa evitar a participação de pequenos grupos, muitas vezes sem condições mínimas de preparação. Fez saber que desde a abertura do processo, a 9 do mês em curso, foram inscritos oito grupos carnavalescos para a classe infantil e cinco grupos carnavalescos para a classe adulta, que irão desfilar no Largo 23 de Março, arredores da cidade de Menongue. “Para o presente ano os grupos devem estar focados em inovações, quer nas canções e danças, desde o tradicionalismo, uma vez que a cada dia que passa os participantes têm estado atentos à criatividade”, fez saber o responsável.

Solicitou da classe empresarial local comparticipação através de apoios aos grupos, nesta edição do carnaval, tendo referido que nos últimos entrudos se tem contado simplesmente com a participação, a par de Menongue, dos municípios do Cuchi e Cuito Cuanavale, devido ao mau estado das vias de acesso para a sede capital, e os restantes realizam nas suas sedes municipais. Lembrou que a direcção da cultura no Cuando Cubango conta, como sempre, com o Ministério da Cultura e o Governo provincial para as indumentárias e prémios, respectivamente. De referir que na edição 2018, na classe infantil o grupo Tchakulimuena, com 300 pontos, levou para casa 200 mil Kwanzas, enquanto o 2º Sobrevivente dos 14, com 285 pontos, teve como recompensa 150 mil e o 3º, o Triunfo HIV/SIDA, com 276 pontos, foi premiado com 100 mil.

Já o 4º grupo, o Fogo Negro, com 253 pontos, teve como prémio 80 mil Kwanzas, enquanto para a rainha valeram apenas 10 mil Kwanzas, sendo que no total desfi laram 14 grupos. Na classe de adultos, o grupo de Menongue União Estrelas da Paz, com 350 pontos, conquistou o primeiro lugar da 40ª edição Carnaval, tendo recebido como prémio 300 mil Kwanzas. Em 2º lugar ficou União 11 de Novembro (Menongue) com 338 pontos e o prémio de 250 mil e o Tintim do Cuchi do bairro Azul, em Menongue, fi cou em terceiro lugar com 309 pontos, tendo como prémio 200 mil Kwanzas.