PR lança portal electrónico de serviços

PR lança portal electrónico de serviços

O Presidente da República, João Lourenço, lançou hoje (quarta-feira), através das suas contas no Facebook, Instagram e Twitter, o portal SEPE.gov.ao.

Segundo o Chefe de Estado, trata-se de uma ferramenta que disponibiliza informações e diversos serviços públicos electrónicos, de entre os quais, a possibilidade de baixar gratuitamente os manuais escolares da 1ª à 6ª classe.

No portal, que pode ser acessado pelo endereço www.sepe.gov.ao, estão disponíveis serviços de agendamento electrónico, pagamentos de taxas, emolumentos, oferta de serviços de educação, finanças, justiça, saúde, segurança pública e segurança social.

A ferramenta digital visa reduzir os tempos de espera, desmaterializar e agilizar os serviços públicos, incentivar a transformação digital e simplificar processos.

Entre os objectivos do portal estão, também, a promoção da actuação integrada e sistémica entre as instituições envolvidas na prestação dos serviços públicos.

O Presidente da República informa, na mensagem de lançamento, que o Governo angolano continua a apostar na criação de condições que permitem alargar a rede de telecomunicações.

João Lourenço reconhece que um Governo Electrónico constitui um importante factor para o desenvolvimento social e económico do país e assegura a determinação em continuar a promover a construção de uma sociedade digital.

A propósito do lançamento, o governo emitiu um comunicado em que reafirma continuar a modernizar a Administração Pública, para tornar mais próxima a relação dos cidadãos com os serviços públicos, apostando, para o efeito, na aplicação das novas tecnologias de informação.

Na nota, o Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação destaca a iniciativa que vem dar resposta à crescente demanda dos cidadãos atentos à qualidade da prestação dos serviços públicos e aos estilos e ritmos de vida da nova geração de utentes que utiliza regularmente as tecnologias da informação e comunicação.

Segundo o Governo, trata-se de um portal simples, intuitivo e inovador, que está disponível aos cidadãos e empresas, em qualquer lugar e a qualquer hora, podendo ser instalado em dispositivos móveis.