Igreja Teosófica Espírita abre centro de saúde para a comunidade

Igreja Teosófica Espírita abre centro de saúde para a comunidade

A igreja Teosófica Espírita inaugurou ontem um centro de saúde localizado no distrito urbano do Camama, no município do Talatona, para atender a população desta comunidade e minimizar a carência de infra-estruturas sanitárias na localidade. Construída para atender serviços de planeamento familiar, pré-natal, puericultura e vacinação, o centro foi inaugurado pela secretária do Presidente da República para os Assuntos Sociais, Fátima Viegas, e pela líder desta denominação religiosa, a profetiza Suzette João.

O centro, denominado “Graça Pura Esperança”, vai prestar igualmente consultas de especialidade nas áreas de ginecologia, pediatria, otorrinolaringologia, cardiopneumonia e medicina familiar. Dentro do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a unidade vai fazer parte da rede de cuidados primários, com programas de assistência materno-infantil, em casos de malária e outros, para reduzir as mortes.

O director clínico do centro, Simão Katandala, disse que todos os que acorrerem a esta unidade no horário das 8 às 15h terão atendimento gratuito. Depois deste período, os doentes deverão fazer uma comparticipação de 1000 kz por cada consulta. O centro começa a funcionar hoje, com um total de sete médicos efectivos e outros que farão trabalho voluntário.

A unidade vai dispor de uma sala de aconselhamento familiar destinada a atender os pacientes cujas áreas clínicas e de especialidade não conseguem dar respostas às solicitações. As pessoas atendidas nesta área contarão também com conselhos individuais da profetiza Suzzete João.

Suzette João disse que para além de salvar almas, esta organização tem na partilha um dos seus propósitos, sendo que a abertura deste primeiro centro faz parte da responsabilidade social da igreja para a promoção da saúde e prevenção de doenças na comunidade.

“Este centro tem como finalidade ajudar aquelas pessoas que têm muitas necessidades e, mesmo sem grandes condições de infra- estruturas e com o pouco que temos, acções do género vão continuar”, disse a líder religiosa. A inauguração do centro enquadra- se nas comemorações dos 64 anos de existência da igreja e 43 anos de fundação pelo profeta Moisés II. A mesma foi fundada a 7 de Janeiro de 1976.