Maduro admite antecipar legislativas, mas recusa presidenciais

Maduro admite antecipar legislativas, mas recusa presidenciais

‘Seria muito bom realizar eleições parlamentares mais cedo, seria uma boa forma de discussão política, uma boa solução pelo voto popular”, disse Nicolás Maduro à agência de notícias estatal russa RIA Novosti, no dia em que estavam previstos protestos convocados por Juan Guaidó. Maduro, contudo, rejeita a hipótese de uma nova eleição presidencial. “As eleições presidenciais ocorreram há menos de um ano, há dez meses”, sublinhou. “Não aceitamos os ultimatos de ninguém no mundo, não aceitamos chantagens. As eleições presidenciais tiveram lugar na Venezuela e, se os imperialistas querem novas eleições, devem esperar por 2025”, avisou. O Presidente da Venezuela reiterou ainda a sua vontade de dialogar com a Oposição e que as negociações podem ser mediadas por outros países.

As declarações de Nicolás Maduro surgem em plena crise política, que se agravou em 23 de Janeiro, quando o líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autoproclamou presidente da República interino e declarou que assumia os poderes executivos de Nicolás Maduro. Maduro disse à agência RIA Novosti que está “disposto a sentarse para conversar com a Oposição em prol da paz e do futuro da Venezuela”. A Rússia é um dos países que apoiam Maduro e que se ofereceu para mediar o conflito. Já na Segunda-feira, num encontro no palácio presidencial de Miraflores, com diplomatas que regressaram de diferentes sedes consulares e da embaixada venezuelana nos EUA, Maduro expressou a sua disponibilidade para negociar com a Oposição.

“Estou pronto, uma vez mais, para onde for, iniciar uma ronda de conversações, diálogo, negociações, com toda a Oposição venezuelana, com um só objectivo: a paz, o entendimento e o reconhecimento mútuo”, disse, então. Guaidó convocou os venezuelanos para realizarem acções de protesto esta Quarta-feira nos escritórios, casas, postos de trabalho e transportes públicos. Através de um vídeo que publicou na Sexta-feira na rede social Twitter, Juan Guaidó convocou uma grande manifestação para esta Quarta-feira e para o próximo Sábado, apelando aos venezuelanos para realizarem as acções de protesto, entre as 12 horas e as 14 horas locais.

A autoproclamação de Juan Guaidó, de 35 anos, contou de imediato com o apoio dos Estados Unidos, depois de ter prometido formar um governo de transição e organizar eleições livres. Nicolás Maduro, de 56 anos, no poder desde 2013, recusou o desafio de Guaidó e denunciou a iniciativa do presidente do parlamento como uma tentativa de golpe de Estado liderada pelos Estados Unidos. A UE fez um ultimato a Maduro para convocar eleições nos próximos dias, prazo que Espanha, Portugal, França, Alemanha e Reino Unido indicaram ser de oito dias, findo o qual os 28 reconhecem a autoridade de Juan Guaidó e da Assembleia Nacional para liderar o processo eleitoral. Esta crise política soma-se a uma grave crise económica e social que levou 2,3 milhões de pessoas a fugirem do país desde 2015, segundo dados da ONU.