Governo de Benguela prepara movimentação de quadros

Segundo uma fonte, o actual administrador municipal de Benguela, Carlos Guardado, será o chefe do Gabinete Provincial de Inspecção do Governo da Província, em substituição de Idalina Carlos. Para o seu lugar, é apontado o segundo secretário provincial do MPLA, António Kapewa Kalianguila, para dirigir os destinos do município sede de Benguela.

A aposta em Kalianguila, segundo a fonte deste jornal, passa pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido no município da Ganda, enquanto administrador e primeiro secretário do MPLA, que lhe granjeou competência e admiração, não só pelo seu próprio partido, mas também pela população local.

Para o município da Catumbela deverá seguir Ernesto Pinto, actual administrador-adjunto do Bocoio, ao passo que Fernando Belo, adjunto no Cubal, deverá assumir as funções de administrador municipal do Balombo, sucedendo a Júlio Kwanza Santos.

Na Administração de Benguela, António Kalianguila terá a difícil missão de resolver os constantes conflitos de terra, consubstanciados em ocupações ilegais de terrenos em zonas descritas como reserva fundiária do Estado.

Para esta missão, contará com o apoio do Governo Provincial de Benguela, que, na voz do próprio governador, garantiu recentemente estar a ensaiar as melhores práticas para os resolver.

Segundo Falcão, o seu Governo não vai tolerar mais comportamentos desta natureza, para tal, já foram accionados os órgãos de defesa e segurança para controlarem os espaços.

Nos últimos tempos, o município de Benguela tem sido palco de ocupações ilegais de terrenos protagonizados por grupos bem organizados que os ocupam na calada da noite e os vendem aos munícipes, segundo denúncias tornadas públicas recentemente em Benguela.

Aliás, os Serviços de Fiscalização (SF) da Administração Municipal de Benguela são apontados como estando supostamente envolvido na ocupação e venda ilegal de terrenos nesta circunscrição, segundo o político e advogado Francisco Viena, em entrevista recente ao OPAÍS

error: Content is protected !!