PR quer mais investimento italiano

PR quer mais investimento italiano
O Presidente da República, João Lourenço, reafirmou nesta quarta-feira, em Luanda, a importância de Angola e a Itália diversificarem os investimentos e a cooperação bilateral, que se restringe aos sectores da saúde, agricultura, educação, transportes, petróleos e da defesa.
Os dois países têm trocas comerciais avaliadas em USD 1.341 milhões, das quais 1.1 mil milhão correspondem às exportações de Angola para a Itália, maioritariamente em produtos petrolíferos, e 341 milhões às importações de Angola, baseadas em máquinas e equipamentos da Itália.
Segundo o Chefe de Estado angolano, que falava  à imprensa, à margem de um encontro em privado com o homólogo italiano, nos últimos 12 meses houve melhorias significativas no ambiente de negócios em Angola, razão por que encoraja um maior investimento italiano.
Disse que a questão da cooperação económica mereceu atenção especial no encontro, realizado no quadro da visita do estadista italiano, a decorrer até quinta-feira (07).
O Chefe de Estado angolano destacou o papel da petrolífera italiana ENI e manifestou o desejo de ver companhias italianas de outros ramos da economia a operarem em Angola.
Angola e Itália têm relações de cooperação desde 1977, altura em que assinaram um memorando que institui a Comissão Bilateral, então Comissão Mista de Cooperação, seguido da subscrição de outros instrumentos jurídicos.
Destes instrumentos jurídicos subscritos, destacam-se nos domínios da defesa e segurança internacional, colaboração em operações humanitárias e de apoio à paz, desminagem e assistência médica e medicamentosa.
Angola é actualmente o terceiro parceiro comercial da África sub-sahariano da Itália. Em 2013, o valor total de comércio entre os dois países elevou-se a 891 milhões de Euros, com 348 milhões de Euros feitos através das exportações Italianas.
A Itália foi o primeiro país da Europa Ocidental a reconhecer a independência de Angola, no dia 18 de Fevereiro de 1976.