Angola procura investidores na África do Sul para “minerais adormecidos”

Angola procura investidores na África do Sul para “minerais adormecidos”

O Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos está à procura de empresas interessadas em investir nos denominados “Brown” (castanho) e “Green” (verde), projectos para todos os minerais existentes no território nacional, disse o titular da pasta, Diamantino Azevedo, citado pela ANGOP.

Ao falar no Fórum sobre mineração, que decorre em Cape Town, África do Sul, lembrou que Angola, além do petróleo e diamantes, também é rica em metais preciosos, metais básicos, rochas ornamentais, além de outros necessários para o desenvolvimento industrial. “O nosso Governo optou por uma política de diversificação da economia. Isso, inclui também a diversificação do sector da geologia e minas”, disse o governante, convidando empresas de vários países a investirem no sector mineralógico em Angola.Diamantino Azevedo acrescentou que o Executivo está empenhado em transformar Angola num desafio de mineração no continente africano, no quadro das reformas em curso.

Lembrou que,o relatório “Riscos de Investimentos em África 2019”, publicado em Janeiro deste ano pela Exx Africa Insight, colocou Angola entre os cinco principais destinos de investimento em África, ficando na segunda posição depois da Etiópia. Aos presentes, Diamantino de Azevedo falou da melhoria do ambiente de negócios em Angola, com destaque para a autorização de repatriamento até cinco milhões de dólares sem a autorização do banco central.

Com as apresentações feitas neste fórum, os participantes puderam obter uma maior percepção sobre o vasto potencial do sector da geologia e minas em Angola, explorável em toda a extensão do território nacional (1.247. 700 quilómetros quadrados). No certame, a República de Angola apresentou as políticas que flexibilizam o investimento no sector mineiro, com a exibição de projectos atinentes à exploração de ferro e de ouro, mas que carecem de investimentos para serem alavancados.