Candidatos a FCA chumbam todos no exame de admissão

Candidatos a FCA chumbam  todos no exame de admissão

Os 260 candidatos ao preenchimento de vagas na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade José Eduardo dos Santos, na província do Huambo, reprovaram todos, por não atingirem o valor mínimo exigido (10) .Desta feita, os mesmos serão submetidos a uma nova prova, marcada para o dia 15, para que possam ser seleccionados os 60 estudantes no 1º ano de engenharia agronómica e os 30 de engenharia florestal.
Da primeira prova, realizada a 30 de Janeiro, cuja pauta foi publicada na quarta-feira, somente cinco candidatos tiveram notas entre os 8 a 8.9 valores, enquanto sete obtiveram entre 7.1 a 7.95, sendo que os demais ficaram abaixo destas notas, ainda assim inferiores ao mínimo exigido.
Os 260 candidatos foram avaliados nas disciplinas de Biologia, Química, Matemática e Física, para se encontrar a média, resultante do somatório e divisão das quatro notas, porém os resultados revelaram-se muito aquém.
Por exemplo, na disciplina de Biologia a nota mais alta foi 4.6 valores, enquanto em Química a nota elevada foi 2.9. Para Matemática a maior nota foi 2.5 enquanto em Física foi 2.25. O novo regulamento de ingresso ao Ensino Superior, que começou a vigorar este ano no país, estabelece, no seu artigo 17, a nota mínima de 10 valores.
Tal decreto executivo foi aprovado em Conselho de Ministros, no passado dia 5 de Dezembro de 2018, visando uniformizar as candidaturas e admissões às universidades públicas, privadas ou público-privadas, bem como imprimir maior rigor na selecção dos candidatos, no âmbito da melhoria da qualidade.
Já na Faculdade de Medicina Veterinária, que também publicou os resultados das provas de admissão, nove candidatos conseguiram vagas, obtendo notas entre os 10 aos 13 valores, no curso de Medicina Veterinária, com 50 vagas, enquanto para o curso de Aquicultura, também com 50 vagas, quatro candidatos obtiveram valores positivos, entre 10 a 11.
Concorreram, naquela instituição, 257 candidatos, sendo 202 em Medicina Veterinária e 52 em Aquicultura. A segunda prova acontece no dia 14.
A Universidade José Eduardo dos Santos possui, na província do Huambo, o Instituto Superior Politécnico, as Faculdades de Economia Direito, Medicina Humana, Medicina Veterinária e Ciências Agrárias. Além destas, possui escolas superiores politécnicas nas províncias do Bié e Moxico.