Militares dos EUA estão prontos para proteger diplomatas na Venezuela, diz almirante

Militares dos EUA estão prontos para proteger diplomatas na Venezuela, diz almirante

Os militares dos Estados Unidos estão preparados para proteger instalações e funcionários diplomáticos na Venezuela se necessário, disse o almirante norte-americano a cargo das forças dos EUA na América do Sul nesta Quinta-feira.

“Estamos preparados para proteger instalações e funcionários diplomáticos dos EUA se necessário”, disse o almirante Craig Faller, chefe do Comando Sul dos EUA, durante uma audiência do Comité de Serviços Armados do Senado. O almirante não deu detalhes sobre como os militares norte-americanos poderiam reagir. O colapso da Venezuela sob o Governo do Presidente Nicolás Maduro vem obrigando nações de todo o mundo a posicionar-se, particularmente depois de o líder opositor Juan Guaidó se ter declarado presidente no mês passado.

O país está mergulhado na pobreza e cerca de 3 milhões de pessoas fugiram para o exterior. Grandes nações da União Europeia fizeram coro aos EUA, Canadá e um grupo de países latino-americanos, incluindo o Brasil, e reconheceram Guaidó como governante interino legítimo da nação sul-americana. O almirante Faller disse que a Venezuela tem cerca de dois mil generais e que a maioria deles é leal a Maduro por causa da riqueza que acumularam com o tráfico de drogas e os rendimentos do petróleo e de empresas.

Ainda assim, observou, os soldados rasos estão a passar fome, “como a população” da Venezuela. “O governo legítimo do presidente Guaidó ofereceu amnistia e um lugar para as forças militares, a maior parte da qual achamos que seria leal à Constituição, não a um ditador”, disse Faller. Ele acrescentou que os militares venezuelanos estão debilitados.