Número de mortes por ébola na RDC sobe para 488

Número de mortes por ébola na RDC sobe para 488

Quase 500 pessoas morreram já na República Democrática do Congo (RD Congo) infectadas com o vírus ébola, numa altura em que o número de contágios continua relativamente alto, mas há sinais encorajadores, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com os dados mais recentes da OMS, até 5 de Fevereiro foram registados 789 casos de infecção com o vírus ébola (735 confirmados e 54 prováveis), tendo sido registadas 488 mortes, mais 23 do que na última actualização feita pela organização. O índice de mortalidade global atingiu os 62%. Até ao momento, 267 pessoas tiveram alta dos centros de tratamento de ébola, passando a integrar o programa de monitorização da doença.

Na maioria dos casos registados, os doentes eram mulheres (58%) e 30% tinham menos de 18 anos. Foram registadas cinco novas infeções em trabalhadores dos serviços de saúde nas regiões de Katwa e Kalunguta, elevando para 67 o número de profissionais infectados até à data. As regiões de Katwa e Butembo continuam o epicentro do surto, concentrando 71% dos casos registados nas últimas três semanas. Entre 16 de Janeiro e 5 de Fevereiro, foram registados 119 casos de infecções pelo vírus ébola em 13 zocunas sanitárias. De acordo com a OMS, a análise epidemiológica continua a apontar para a transmissão devido a práticas inadequadas de prevenção e controlo da infecção, atrasos persistentes na detecção e isolamento de novos casos, mortes frequentes na comunidade e subsequente contacto com o falecido e contágio nas redes familiares e comunitárias, como principais impulsionadores da transmissão contínua da doença.

A OMS assinala que continuam a existir bolsas de resistência por parte das comunidades ao trabalho dos médicos, mas ressalta que as equipas de emergência continuam “comprometidas em fortalecer activamente a confiança e a participação da comunidade em todas as áreas afectadas”. “Estão a começar a observarse melhoras tangíveis em Katwa e em outros lugares. A zona sanitária de Komanda ultrapassou recentemente o período de maior risco de transmissão, com o último caso registado a 11 de Janeiro”, adianta a OMS. A actual epidemia de ébola é já a maior da história do país em número de mortos e contágios. A RD Congo foi atingida nove vezes pelo ébola, depois da primeira aparição do vírus, em 1976. Em 1995, o ébola provocou a morte a 250 pessoas na cidade de Kikwit, na província de Kwilu, no Sudoeste da RD Congo.