Presidente angolano recebe mensagem do homólogo zimbabweano

Presidente angolano recebe mensagem do homólogo zimbabweano

Foi portador da missiva, cujo teor aborda questões ligadas a actual situação económica, política e social reinante naquele país, o enviado especial do Chefe de Estado zimbabweano, Patrick Chinamasa, que ontem chegou a Luanda com este propósito. A mensagem, segundo explicou à imprensa o emissário do Presidente do Zimbabwe, no final do encontro, aborda ainda aspectos ligados aos esforços empreendidos pelo Governo local no sentido de enfrentar os vários desafios, com realce aos de âmbito económico.

Relativamente à situação política no seu país, que considerou calma, disse que aproveitou a ocasião para informar ao Presidente angolano a questão das manifestações ocorridas nos dias 14 e 15 Janeiro do corrente ano. Neste período, as autoridades anunciaram o aumento do preço do litro da gasolina de 1,38 para 3,31 dólares. Em função disso, a Confederação Sindical do Zimbabué convocou uma greve e os zimbabueanos foram para as ruas manifestar-se contra a decisão e a crise económica que afecta o país. Destas manifestações resultaram mortes de vários cidadãos e ferimento de outros, na sequência das acções de repressão dos protestos.

Encontro com parlamentares alemães

Ainda ontem (Sexta-feira), numa outra audiência, o Presidente João Lourenço abordou, com o chefe da Comissão para os Assuntos Económicos e Energia do Parlamento alemão, Klaus Ernst, do partido CDU, assuntos relacionados ao desenvolvimento económico de Angola. “Temos interesse em prestar apoio para que a cooperação entre Angola e a Alemanha seja célere e mais intensa”, referiu o líder da Comissão para os Assuntos Económicos e Energia, a maior do parlamento alemão, integrada por representantes de todos os partidos políticos. A delegação, que já deixou Luanda de regresso a Alemanha, integrou nove parlamentares de vários partidos e, na capital, manteve encontros com o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e com empresários alemães.