“eleições e acordos de paz trazem ‘ares de esperança’ para a África”

Uma série de tréguas e de eleições pacíficas faz soprar “ares de esperança” em África – declarou o secretário-geral da onu, antonio Guterres, em adis abeba, neste Sábado (9), em vésperas de uma cimeira da união africana (ua) na capital etíope.

“Sopram ares de esperança em toda a África. Vimos uma reconciliação entre a Etiópia e a Eritreia, vimos acordos de paz (…) no Sudão do Sul e na República Centro-Africana”, disse Guterres. “Trabalhamos para ver se podemos ir na mesma direcção na Líbia”, acrescentou.

“Houve eleições em Madagáscar, na RDC (República Democrática do Congo) e no Mali, nas quais se dizia que íam levar a uma tragédia e a violências e que finalmente aconteceram pacificamente”, afirmou Guterres.

O secretário-geral da ONU atribuiu o sucesso dos acordos de paz “aos esforços conjuntos das Nações Unidas e da UA”, o que permitirá que as “armas se calem a partir de 2020 no continente africano”.

Guterres fez essas declarações um dia antes do início da 32ª sessão ordinária da Assembleia de Chefes de Estado e de Governo dos 55 países-membros da UA, que acontece no Domingo (hoje) e na Segunda-feira (amanhã), em Addis Abeba.

error: Content is protected !!