Manuel Augusto em Addis Abeba para a cimeira da União Africana

O ministro angolano das Relações exteriores, Manuel augusto, chegou ontem à tarde a addis abeba, etiópia, para participar, em representação do Presidente da República, joão Lourenço, na 32ª cimeira ordinária de chefes de estado e de Governo da união africana (ua), que arranca hoje, Domingo, informou a anGoP

A Cimeira 32ª Cimeira, a decorrer sob o tema “Ano dos Refugiados, retornados e deslocados internos: Soluções duráveis para o deslocamento forçado em África”, será presidida pelo Presidente do Egipto, Abdel Fattah Al-Sisi, que assume a presidência rotativa da organização a partir deste Domingo (10).

A reunião das lideranças africanas será marcada pela análise das mais importantes questões da actualidade, como a implementação da decisão da reforma da organização, as eleições realizadas em 2018 no continente, a integração regional, a situação de paz e segurança, a situação humanitária e a análise do orçamento para 2019.

Durante a sessão, o Presidente do Rwanda, Paul Kagame, que cessará as suas funções enquanto líder da organização continental, deverá apresentar um relatório sobre o processo de reformas em curso na instituição, como resultado da 11ª Sessão Extraordinária da Cimeira dos Chefes de Estado sobre reformas, realizada de 17 a 18 de Novembro de 2018.

Na sessão, o presidente da comissão da União Africana deve apresentar um relatório sobre a situação de paz e segurança em África e as acções empreendidas pela organização relativas a matéria em 2018.

A situação de crises no continente, sobretudo em países como a R. D. Congo, R. C. A., Líbia, Sudão, Sudão do Sul, Burundi, Somália, e informações actualizadas sobre a implementação do roteiro mestre para silenciar as armas até 2020, bem como os processos eleitorais realizados em 2018 na R. D. Congo, Serra Leoa, Camarões e São Tome e Príncipe , também farão parte do relatório de paz e segurança.

A Cimeira abordará também a questão do combate ao terrorismo e ao extremismo violento em África. Além do ministro Manuel Augusto, encontram-se em Addis Abeba a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, o secretário de Estado das Relações Exteriores, Tete António e outros responsáveis do MIREX.

Egipto alberga Agência Espacial Africana
O Egipto albergará a agência espacial africana, segundo uma resolução adoptada, Sexta-feira, pelo conselho executivo da união africana (ua), anunciou o portavoz do ministério egípcio dos negócios estrangeiros, ahmed afedh. Dirigentes africanos deverão adoptar a decisão durante a cimeira da ua, prevista para 10 a 11 de Fevereiro em addis abeba, na etiópia, indicou afedh.

A seu ver, esta decisão vem consolidar os esforços envidados pelo ministério egípcio dos negócios estrangeiros e pelos serviços técnicos especializados, nomeadamente dos do Ministério do ensino Superior e Pesquisa científica, que prepararam o processo integral sobre capacidades técnicas egípcias e sobre a disponibilidade do egipto para servir os objectivos de desenvolvimento do continente.o egipto antecipou-se a outros países candidatos ao acolhimento da agência, nomeadamente a nigéria e a etiópia.

Segundo o porta-voz, o ministro egípcio dos negócios estrangeiros, Sameh Schokry, ressaltou, no seu discurso, a satisfação do egipto para acolher a agência, confiando na capacidade do instrumento para servir toda a África nos planos tecnológico e científico do espaço, em conformidade com a agenda África 2063. o primeiro-ministro egípcio, Mustapha Medloubi, tinha exprimido, em outubro último, a sua satisfação por ver o continente entrar na corrida para o espaço e pela criação duma estratégia de
espaço apropriado para a África. indicou que o seu país pretende reforçar o trabalho africano comum para desenvolver as ciências espaciais. também indicou que o seu país havia tomado medidas para reservar um terreno para a criação da sede da agência na cidade do cairo com um financiamento necessário, sustentando que ‘’estamos prontos para iniciarmos a construção imediata após a tomada da decisão que permite ao egipto albergar a sede desta estrutura’’.

error: Content is protected !!