Diocese de Viana ganha novo bispo

Diocese de Viana ganha novo bispo

Dom Emílio Sumbelelo foi nomeado ontem a exercer o cargo de bispo da diocese de Viana, em substituição de Dom Joaquim Ferreira Lopes, que, neste momento, passou a ser Bispo Emérito. De acordo com o secretário Executivo da Conferência Episcopal de Angola e S. Tomé (CEAST), padre Correia Hilário, a nomeação foi designada pelo mais alto mandatário da igreja católica, Papa Francisco.

Enquanto se espera pela nomeação de novo Bispo do Uíje, Dom Sumbelelo vai continuar a administrar a Diocese da província do Uíje. O Prelado de 55 anos de idade (a completar a 05 de Março) é natural de Cubal, Província de Benguela, que ficou no governo da Diocese do Uíje cerca de 11 anos (2008- 2019).

A sua nova missão é a Diocese de Viana, erguida a 06 de Junho de 2007, sendo seu primeiro Bispo Dom Joaquim F. Lopes, Capuchinho, de nacionalidade portuguesa. Dom Emílio Sumbelelo é doutorado em Direito Canónico pela Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma. Actualmente é o presidente da Comissão Episcopal do Laicado, Família e Vida e Membro do Conselho Permanente da CEAST.