Fábrica de lapidação de diamantes inaugurada hoje

Fábrica de lapidação de diamantes inaugurada hoje

Trata-se da Stone Polished Diamond (SPD), instalada numa área de 400 metros quadrados em Talatona, num investimento acima de cinco milhões de dólares, dez por cento dos quais pertencentes à SODIAM, refere uma nota da referida empresa privada. O documento informa que a linha de produção da unidade fabril é composta por equipamentos de alta tecnologia, de vanguarda tecnológica mundial na actividade de lapidação, capazes de posicionarem a SPD entre os centros de lapidação mais bem equipados do mundo.

A mesma, segundo a nota, está equipada com sistemas de segurança avançados e inicialmente irá lapidar diamantes de três a dez quilates e pedras especiais. Durante o primeiro ano de funcionamento vai lapidar dois mil quilates de pedras mensalmente. “Seis meses após o arranque das operações iniciar-se-á a fase de expansão do projecto, com a entrada em funcionamento de um segundo turno de trabalho, que conduzirá à integração de mais 30 trabalhadores”, lê-se no comunicado.

Esta fábrica junta-se à “Angola Polishing Diamond – S.A”, inaugurada na capital do país em 2015, com capacidade de processar anualmente pedras preciosas avaliadas em cerca de 240 milhões de dólares americanos, numa parceria entre a SODIAM e a firma “LLD Diamonds”, do grupo israelita Lev Leviev, o maior lapidador mundial de diamantes. Ainda este ano começa a ser instalada uma fábrica de corte e lapidação de diamantes, em Saurimo (província da Lunda-Sul), com capacidade de processar quatro mil quilates de diamante bruto/mês, como parte do plano estratégico da SODIAM, para o quinquénio 2018/2022