Professores da CPLP reúnem-se para troca de experiência em Luanda

Dezenas de professores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) reúnem-se a partir de hoje, em Luanda, para participarem num seminário de formação.

De acordo a uma nota de imprensa a que OPAÍS teve acesso, o encontro com duração de dois dias, isto é, até ao dia 14 de Fevereiro, decorrerá sob a égide do Ministério da Educação e tem como objectivo promover a troca de experiências ao nível teórico e prático, bem como de investigação científica entre os profissionais. A acção formativa que será prestigiada pela ministra da Educação, Maria Cândida Teixeira, e especialistas do sector, será realizado no domínio do Português Língua Segunda (PLS) e consiste em promover e diversificar as teorias e métodos de ensino da língua portuguesa.

Durante o evento serão abordados vários temas, como “ O papel da cultura local e do intercâmbio cultural no ensino do PLS no ensino primário”, “O processo de aquisição e desenvolvimento do PLP (português como língua primeira) no ensino primário”, “Métodos e metodologias para o ensino do PLS no ensino primário”, “Técnicas, instrumentos e critérios de avaliação no processo de ensino aprendizagem do PLS no ensino primário”. “As políticas de ensino de PLS, direito ao conhecimento da língua oficial e psicolinguística” e uma mesa redonda sobre “Caminhos para o desenvolvimento do PLS nos países da CPLP”, constam igualmente na agenda de trabalhos do seminário.