Governador cria equipa para atender as preocupações dos sobreviventes do 4 de Fevereiro

Governador cria equipa para atender as preocupações dos sobreviventes do 4 de Fevereiro

À margem das comemorações do dia 4 de Fevereiro, Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, o governador de Luanda, Sérgio Luther Rescova, convidou os anciãos desta acção para uma reunião, com o objectivo de ouvir as suas preocupações. Foi constituída uma equipa de trabalho para dar resposta às mesmas. De acordo com Agostinho Inácio, secretário-geral da Organização 4 de Fevereiro, as preocupações que apresentaram resumem- se a apenas 10 pontos, dentre eles questões ligadas ao acesso à casa própria e serviços de saúde.

Apesar de muitas vezes estes anciãos se dirigirem ao Hospital Militar, na maior parte das vezes as consultas não são conclusivas por falta de reagentes no acto de alguns exames. Outra preocupação que os sobreviventes do 4 de Fevereiro gostariam de ver ultrapassada é “ver os nossos filhos a estudarem como bolseiros no ensino superior”. Destas e outras preocupações apresentadas receberam a garantia da parte do governador de que pelo menos merecerão atenção. Manuel Sebastião, director provincial da Acção Social, Cultura, Juventude e Desportos, explicou que o governador ouviu atentamente as preocupações apresentadas pelos anciãos dos mais variados níveis.

Pelo facto, Sérgio Luther Rescova constituiu uma equipa de trabalho encabeçada pela vice- governadora e que inclui outros membros do governo provincial. E avançou que o encontro foi o primeiro de muitos que irão surgir. Engrácia Cabenha, rainha do 4 de Fevereiro, sente-se feliz por ser sobrevivente daquela importante acção na história nacional, e por ser recebida pelo governador. Disse que dos sobreviventes apenas ficaram 21 pessoas e estiveram no encontro 10, os outros não compareceram por falta de disponibilidade financeira.