Secretário-geral da ONU preocupado com “frágil” situação na Guiné-Bissau

Secretário-geral da ONU preocupado com “frágil” situação na Guiné-Bissau

O secretário-geral da ONU, António Guterres, continua preocupado com a situação “frágil” da Guiné-Bissau, salientando que a desconfiança entre atores políticos e as “manobras políticas” continuam a dificultar o processo eleitoral.“Apesar dos progressos iniciais realizados entre abril e junho de 2018, incluindo a nomeação de um primeiro-ministro de consenso e a formação de um governo amplamente representativo, a situação na Guiné-Bissau continua frágil”, refere António Guterres num relatório que vai ser analisado pelo Conselho de Segurança da ONU no final de fevereiro.
No relatório, divulgado na página oficial na Internet das Nações Unidas, o secretário-geral da ONU salienta que a “persistente falta de confiança entre os atores políticos na Guiné-Bissau e as manobras políticas a eles associadas continuam a dificultar o bom funcionamento do processo eleitoral”.
“Peço uma vez mais a todos os atores políticos da Guiné-Bissau que deem prioridade ao seu país e aos seus compatriotas e resolvam as suas diferenças através de um diálogo construtivo”, refere António Guterres, sublinhando que isso é essencial para alcançar a estabilidade política.
António Guterres refere que as Nações Unidas continuam disponíveis para ajudar o país, mas que é preciso as “partes interessadas nacionais demonstrarem boa-fé e vontade política para continuar o progresso do país em direção à estabilidade política e institucional”.
“Aqueles que obstruírem o processo eleitoral devem ser responsáveis pelas suas ações”, sublinhou, referindo-se à ameaça da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, que voltou a admitir a imposição de sanções a quem criasse obstáculos à realização de eleições.
A Guiné-Bissau realiza eleições legislativas a 10 de março, a campanha eleitoral arranca no sábado e vai decorrer até 08 de março.
No relatório, António Guterres recomenda ao Conselho de Segurança a extensão do mandato do Gabinete Integrado para a Consolidação da Paz e Segurança por o período de mais um ano, até fevereiro de 2020.
O Conselho de Segurança deverá discutir o relatório do secretário-geral da ONU no final de fevereiro.