Detidos ex-chefe de inteligência de Moçambique e mais 5 empresários

Cinco pessoas, incluindo o ex-chefe dos Serviços de Inteligência de Moçambique e o presidente de três empresas ligadas ao escândalo da dívida de USD 2 mil milhões, foram detidas em Moçambique, disse fonte policial na Sexta-feira.

A fonte disse que nos presos também se inclui o ex-secretário particular do antigo Presidente Armando Guebuza e que algumas posses, incluindo carros de luxo, também foram apreendidos. “Agindo por ordem do Gabinete da Procuradoria-Geral (…) fizemos as prisões de cinco pessoas”, disse a fonte da Polícia à Reuters por telefone, sem dar a razão para as prisões. “Eu não posso lhe dar mais detalhes”, disse ele. António Carlos do Rosário, ex-director da Unidade de Inteligência de Moçambique, foi preso junto com Teofilo Nhangumele, presidente da empresa estatal Proindicus, Ematum e Mozambique Asset Management, informou a fonte policial.

A Reuters não pôde contactar imediatamente os representantes dos indivíduos nomeados pela fonte como sendo presos. As três empresas estatais estão no centro de um escândalo de USD 2 biliões em empréstimos fraudulentos que já levou a prisões na Grã-Bretanha, na África do Sul e nos Estados Unidos. Os empréstimos foram garantidos pelo Governo moçambicano, mas não os divulgou, levando o Fundo Monetário Internacional e outros doadores a cortar o apoio. Isso desencadeou um colapso da moeda e uma crise da dívida que Moçambique ainda está a lutar para recuperar.